Dia do Artesão: Chapecó comemora a data com feira

Dia 19 de março é celebrado o Dia do Artesão. Para marcar a data, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social realizará no sábado (24/03) uma Feira de Artesanato. Ela acontecerá das 10 às 17 horas, no estacionamento no Centro Público de Economia Solidária Mario Faccio, na Avenida Nereu Ramos, 1750 – E, bairro Passo dos Fortes em Chapecó, anexo ao Mercado Publico Regional. O objetivo é divulgar e comercializar artesanato.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social de Chapecó, Ulda Baldissera, atualmente estão cadastrados junto à Secretaria de Assistência Social 308 artesãos individuais e 11 associações. Eles são acompanhados pela Administração Municipal com atividades e ações previstas na Lei Municipal 6.564 e no Projeto Artesanato na Palma da Mão que iniciou em 2013 para atender artesãos individuais, artesãos vinculados à associação e artesãos indígenas. Segundo Ulda, “o objetivo do programa é organizar e capacitar grupos de artesãos no município, para confecção de produtos destinados ao mercado consumidor como fonte de renda e para melhoria de vida dos participantes envolvidos, com foco no artesanato que resgata a identidade local”. Também são desenvolvidas ações como o cadastramento anual, emissão da carteira municipal de artesão, organização de eventos como palestras, feiras, exposições de artesanato e assessoria.

Os artesãos de Chapecó comercializam seus produtos no Centro Público de Economia Solidária, Aeroporto Municipal e Calçadão (Rua Benjamin Constant, entre Avenida Getúlio Vargas e Nereu Ramos). Ainda são organizadas feiras de artesanato, oficinas de qualificação e participação em eventos promovidos no município.

Importante

• No dia 24 (sábado) a Feira de Artesanato que acontece tradicionalmente no Calçadão em Chapecó será no Centro Público.