Background

Notícias

Saúde realiza ação do Outubro Rosa no CSF Sede Figueira

Compartilhar

O mês de outubro é marcado por ações para conscientização da prevenção e diagnóstico precoce para o câncer de mama, e neste contexto o Centro de Saúde da Família Sede Figueira, área rural de Chapecó, realizou diversas ações no último sábado.

Pela manhã foram efetivadas coletas de exames preventivos (citopatológicos) para prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Útero, além de exames clínicos de mamas, pedidos de mamografias, vacinas, acolhimento humanizado pela equipe, consultas médicas, odontológicas e de enfermagem voltadas para saúde da mulher.

No período da tarde, em conjunto com grupo de mães, foi realizado o primeiro encontro “Mulheres que se cuidam”, projeto desenvolvido pela unidade, momento que foi realizada palestra pela médica Grazieli Nascimento, pela enfermeira Luciane Kuchmanski e pela assistente social Suzana Xavier. Neste momento estiveram presentes mais de 60 mulheres e foram abordados assuntos como autoestima, autocuidado, a importância do autoexame; e realizada oficina de fuxico como forma de apresentar além de uma possibilidade de renda uma maneira de cuidados para saúde mental.

“A abordagem de forma integral (biopsicossocial) é primordial para a conscientização do auto cuidado, resultando em prevenção e promoção da saúde, função essencial da atenção primária, e o envolvimento e dedicação da equipe foi essencial para que fosse possível desenvolver um evento como este” destaca Dra. Grazieli, médica da unidade.