Background

Notícias

Baile real estimula imaginação e criatividades através de histórias infantis em creche municipal

Compartilhar

Você já participou de uma festa com a presença de reis, rainhas, príncipes e princesas? Certamente, aqui no Brasil não, mas no mundo da imaginação isso é possível.

No CEIM Professora Juliana Sive Pommerening, a professora Daniela Maschio juntamente com as crianças, organizaram uma festa da realeza. Tudo começou através do plano de aula sobre contação de histórias.

O projeto tinha como objetivo proporcionar vivências com as histórias lidas, narradas e ouvidas, em diferentes portadores, gêneros literários e discursivos, para que as crianças pudessem desfrutar do prazer da literatura e das experiências que ela possibilita. Nesta faixa etária as crianças têm um interesse maior por contos de fadas e mundos encantados, chamado de fase mágica.

“Nesta perspectiva, dentre as ações planejadas, considerando a curiosidade e interesse das crianças, a inserção destas no mundo letrado e o encantamento das histórias, realizaremos no CEIM, o Baile Real. As crianças participaram efetivamente do processo, desde a elaboração do convite, confecção das suas coroas, leitura e apreciação de histórias até a organização e realização da festa”, relatou a professora Daniela.

Na noite do evento, as crianças estiveram vestidas a caráter, sendo recepcionadas por personagens desses mundos encantados, com direito a tapete vermelho e caminho de velas. Ainda houve a apresentação da “Valsa Real” e a coroação das crianças. Ao término do protocolo, um banquete, com cooperação das famílias, foi servido.

“Todo o trabalho realizado vem para contribuir na formação e desenvolvimento de habilidades nas crianças, estimulando seus processos criativos e com capacidade de resolver situações, criando possibilidades de lidar com o desconhecido e buscando soluções”, destacou Astrit Tozzo, Secretária de Educação.