Vem aí o Feirão Empreende e Emprega Chapecó

Conhecida como a capital do Oeste, Chapecó segue crescendo na geração de empregos. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), somente nos primeiros oito meses de 2022, o município ampliou em 3,7 mil o número de trabalhadores com carteira assinada, somando um total de 95.117 pessoas.

No acumulado de janeiro a agosto o setor que liderou o crescimento foi o de Serviços, com 1.936 vagas. Em segundo apareceu a Construção Civil, com 810 vagas. A Indústria ficou em terceiro, com 660 vagas e o Comércio fica em quarto, com 343 vagas.

Diante deste cenário positivo será realizado o Empreende e Emprega Chapecó, também conhecido como “Feirão do Emprego”. O objetivo, segundo o gerente do Simplifica Chapecó, Luiz Carlos Balsan, é reunir em um único espaço os trabalhadores, as empresas com vagas disponíveis e as instituições educativas que possuem cursos de qualificação para oferecer.

O evento está programado para o dia 5 de novembro, das 9h às 16h, na Praça Coronel Bertaso, na estrutura do prédio da Prefeitura de Chapecó, onde está localizado o setor de Tributos e o Simplifica, e a outra parte na rua Marechal Floriano Peixoto, em frente à igreja Matriz Santo Antônio. “A feira terá vagas para público jovem até a Terceira Idade e também para PCDs”, destaca.

O evento é organizado pela Prefeitura, por meio do Simplifica Chapecó, com o apoio do Sebrae, através das ações do Programa Cidade Empreendedora. Entidades parceiras, universidades, instituições do Sistema “S”, Balcão de Empregos, empresas, Secretaria de Fazenda e Administração e Secretaria de Assistência Social, se reuniram nesta semana para definir detalhes sobre a feira.

A programação inicia no dia 31 de outubro, com o Circuito de Negócios Agro Banco do Brasil, que estará com o Caminhão Agro na praça Coronel Bertaso, onde serão realizadas palestras, orientações técnicas, operações crédito e assinaturas de contrato. O Caminhão estará em Chapecó das 11 do dia 31 de outubro até às 18h do dia 1o de novembro.

Nos dias 3, 4 e 5 de novembro quem estará com uma unidade móvel na Praça Coronel Bertaso é a Caixa Econômica Federal. A unidade funciona prestando serviços como uma miniagência.

Incentivando o empreendedorismo

O gerente regional do Sebrae/SC no Oeste, Udo Martin Trennepohl, salienta que as ações do Cidade Empreendedora contribuem incentivando a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. “É uma solução ideal para municípios interessados em transformar a situação em que se encontram, permitindo o aprimoramento do ambiente de negócios, como é o caso do Feirão do Emprego”.

Trennepohl acrescenta que o Cidade Empreendedora tem como principal intuito a transformação do município por meio da implantação de políticas de desenvolvimento de eixos estratégicos. “Ideal para cidades interessadas em transformar situações, foca em trazer melhorias do ambiente de negócios, fomento ao empreendedorismo e promoção de competitividade empresarial”.

PARCEIROS

São parceiros do Feirão Empreende e Emprega Chapecó as seguintes empresas: Aurora Coop, Ecofrigo, JBS, Unimed Chapecó, Supermercado Brasão, Rissi, MC Donalds, Rede Leve, FullPack, Expresso São Miguel, Portilliotti, Auto Viação Chapecó, Atacadão/Max, Scala Engenharia, Forma Tecnologia/Hitech e Nord Eletric Soluções em Engenharia Elétrica.

As instituições parceiras são: Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Unoesc, Sicredi, Sicoob Maxicrédito, Senac, Sest/Senat, Senai, Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais (NAPA), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Guarda Municipal.