Dia D da Base Nacional Comum Curricular

A Secretaria de Educação de Chapecó, promoveu na terça-feira (20) o Dia D da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, seguindo as orientações do MEC, Undime e Consed. A data é um dia de mobilização nacional para apresentar a estrutura e as competências da BNCC à comunidade escolar, ampliar o diálogo com as instituições e pessoas responsáveis por sua implementação, gerar engajamento no processo de (re) elaboração do currículo e estimular participação democrática ao longo do processo.

O texto final da BNCC que foi homologado em dezembro de 2017 e servirá de referência para a elaboração dos currículos da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Nas Instituições Educativas da Rede Municipal de Ensino, os profissionais estão engajados para debater, conhecer, refletir e entender a implementação do referido documento que define o que todos os alunos têm o direito de aprender, além de contemplar e discutir os aspectos regionais e locais de cada estado e município que serão ajustadas à Base Nacional Comum Curricular.

O estudo da base não acontece somente neste dia, ao longo do ano, outros momentos acontecerão para adaptação e assim definir o currículo a ser trabalhado nas Instituições Educativas de Chapecó. O novo currículo tem um prazo estipulado que até o final de 2018, todos os estados deverão apresentar seu currículo básico adequado a BNCC. De acordo com a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, o Dia D da BNCC é o primeiro passo para implementação da Base. “Os profissionais terão a oportunidade de discutir e adequar o currículo à realidade do munícipio e do educando e o mais interessante, se um estudante da Rede Municipal for morar em uma outra região do país, ele terá a garantia de aprendizagem com os mesmo conhecimentos, devendo se adaptar às questões regionais”, explicou.

O que é a Base Nacional Comum Curricular - BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. A base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. Além disso, estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.