Background

Notícias

Vigilância faz mutirão e levantamento sobre a dengue

Compartilhar

A Vigilância em Saúde Ambiental de Chapecó promove neste sábado mais um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A ação será no bairro Jardim América, das 7h30 às 11h30. São 50 Agentes de Combate a Endemias e 50 alunos da Unochapecó que farão visitas de porta em porta, orientando a população, eliminando pontos de água parada e realizando vistoria de caixas de água.

A coordenadora da Vigilância, Karina Giachini, informou que na próxima semana inicia o Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRA). A ação inicia na segunda-feira e vai até o dia 11, das 7h30 às 11h30.

“Serão 55 Agentes de Combate a Endemias envolvidos para realizar a amostragem de focos com o objetivo de identificar qual a situação de infestação predial pelo mosquito no município. Esse resultado vai nos direcionar para as ações e riscos para o próximo verão. Serão 3.203 imóveis que serão visitados para procura de focos do mosquito Aedes aegypti neste período”, informou Karina.

Além disso a Secretaria de Saúde disponibilizou duas novas motos Honda para colaborar nas ações da Vigilância. De acordo com o secretário de Saúde, Jader Danielli, as motos vão permitir mais agilidade nos atendimentos, fiscalizações e orientação da população.