Bairro Líder recebe a Mostra Olé de Cinema

Sessões especiais de cinema disponíveis de maneira gratuita para toda comunidade marcaram as atividades do Bairro Líder, em Chapecó. A Mostra Olé de Cinema foi instalada no pátio da Escola Básica Municipal Florestan Fernandes e encerra nesta quarta-feira (21), totalizando onze exibições.

A iniciativa integra o Projeto Gira Brasil, aprovado pelo Ministério da Cultura via Lei Rouanet de incentivo à cultura e desenvolvido no Município com o apoio da Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura. Segundo o Secretário de Cultura, Nemésio Carlos da Silva, essa ação é muito bem-vinda em Chapecó. “Abraçamos essa ideia e recebemos muito bem esse projeto em Chapecó. Acreditamos que esse contato cultural é muito importante para o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes e é capaz de humanizar o cotidiano da comunidade”, disse.

A Mostra Itinerante trata-se de um caminhão climatizado, com 30 poltronas, equipado com uma tela de 120 polegadas, iluminação de cinema e rampa de acesso, tudo para que crianças e adolescentes sintam como se estivessem realmente em uma sala de cinema.

Para a coordenadora pedagógica da EBM Florestan Fernandes, Helenara Claro da Silva, todos ficaram contentes. “As crianças ficaram na expectativa quando contamos sobre o cinema e saíram das sessões muito felizes. Essa ação é muito importante, pois, vem de encontro às atividades educacionais contribuindo com o desenvolvimento pedagógico. Nos sentimos honrados em ser a escola contemplada”, conta.

A expectativa é de que até o encerramento em Chapecó mais de 300 pessoas tenham passado pela Mostra. Até a finalização da temporada o Projeto terá passado por 8 Municípios do Sul do País, totalizando 74 sessões de cinema à população.

De acordo com o produtor cultural, Marcio Barcellos, o Projeto Gira Brasil existe há cerca de 10 anos. “Para gente é muito bacana e gratificante poder proporcionar esse acesso à cultura de forma gratuita. A gente sabe que tanto o cinema quanto o teatro, nos dias de hoje, para uma família de baixa renda, se torna caro e eles não tem essa oportunidade. Ver isso acontecendo é transformador, proporcionar esse acesso trabalha a formação de plateia, mexe com o lado lúdico das crianças e, além disso, todos os títulos escolhidos fazem indagações e estimulam reflexões sobre a vida e amizades. Eu acho muito importante passar essa mensagem para as pessoas”, explica.