Os motoristas de Chapecó (SC) a partir de 60 anos de idade já podem ter acesso ao serviço de emissão de credencial de estacionamento digitalmente pelo GOV.BR. Eles só precisam ter identificação nível Prata ou Ouro na plataforma e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ativa. A prefeitura Municipal de Chapecó através da Diretoria de Segurança Pública está entre as primeiras cidades a aderirem ao serviço que tem validade em todo território nacional, conforme a Resolução nº 965/2022 do CONTRAN.
Com o novo serviço, o cidadão passa a obter a credencial de forma mais rápida, e sem a necessidade de se deslocar a um atendimento presencial.
Para emissão da credencial de estacionamento para os idosos, deve acessar o portal de serviços do SENATRAN https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/home, fazer o login com Gov.br, acessar no lado esquerdo usuário, credencial de estacionamento idoso, selecionar a opção idoso, conferir os dados, aceitar os termos de uso e após baixar a credencial.
Os que não possuem CNH ou que esta não está ativa e necessitam estacionar nas vias públicas, poderão solicitar sua credencial na Diretoria de Segurança Pública, na Rua São Domingos nº 120, Bairro Líder, das 7h45 às 11h45 e das 13h30 às 17h30, munido dos seguintes documentos: cópia de um documento pessoal, cópia do comprovante de endereço e preencher o formulário, a credencial poderá ser solicitada por um familiar.
A credencial pode ser usada em qualquer veículo que esteja lhe transportando, deixe-a visível no painel do veículo quando for utilizar as vagas destinados a idoso.
Segurança da credencial on-line
Para verificar a autenticidade da credencial de estacionamento, o documento possui um QR Code, que pode ser lido por meio do app VIO disponível para download nas lojas de aplicativos.
O app VIO é o mesmo aplicativo já utilizado para verificar a autenticidade dos documentos digitais que possuem QR Code, como a Carteira Nacional de Trânsito (CNH), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e) e as novas placas veiculares.