Programa "Artesanato Chapecoense - Feito em Chapecó" estará em feira no Parque da Efapi

Em sua terceira edição, a Feira Outlet Chapecó novamente contará com a presença dos artesãos municipais através do Programa “Artesanato Chapecoense” da Fundação Cultural de Chapecó. De acordo com Silvia Baggio, Gerente de Cultura, Patrimônio Histórico e Memória, a divulgação do trabalho artesanal desenvolvido no município e o grande fluxo de vendas foram grandes oportunidades identificadas nas edições anteriores da feira. Além disso, Silvia também aponta ótimos resultados no pós-feira:

“O pós-feira resulta sempre em muitas encomendas e possibilita uma potencialização da cadeia produtiva. Para esta edição participarão 20 artesãos (com produtos variados nas linhas: moda casa, mesa posta, brinquedos, decoração, utilitários) e a expectativa é de muitas oportunidades já que contamos com um período que antecede ao Natal e as pessoas já começam a se preparar para presentear os seus.”

Evidenciar a importância da Economia Criativa para o grande público, possibilitando espaços de mostra e comercialização, é de extrema importância para nossos artesãos. Segundo Silvia, “a Prefeitura de Chapecó, através da Fundação Cultural tem buscado através da organização e do apoio ao segmento valorizar ainda mais o trabalho realizado por nossa gente. Estas parcerias público/privadas permitem que nosso artesão reflita o seu trabalho e o seu negócio dentro de uma perspectiva de futuros empreendedores organizados e com parcela significativa de crescimento econômico/cultural/social.”

O Programa “Artesanato Chapecoense – Feito em Chapecó” foi criado pela Fundação Cultural de Chapecó em 2022 com o objetivo de incentivar a produção artesanal e gerar oportunidade de renda e de negócios para produtores locais. Atualmente, no cadastro do Município de Chapecó estão mapeados 250 artesãos que participam de feiras, mostras e exposições, sendo essas oferecidas pela Prefeitura de Chapecó ou através de parcerias privadas como essa com a Feira Outlet Chapecó.

Para o público que quiser conhecer de perto os trabalhos dos artesãos chapecoenses, a Feira Outlet Chapecó acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro (sábado e domingo) no Pavilhão IV da Efapi. A entrada e estacionamentos são gratuitos para os visitantes. Além dos artesãos, a feira também conta com a presença de dezenas de lojas do munícipio comercializando seus produtos com descontos especiais, área kids e área gastronômica, com uma expectativa de 10 mil visitantes nos dois dias da feira.