Background

Notícias

Ações contra a dengue nos cemitérios e no bairro SAIC

Compartilhar

Neste sábado a Vigilância em Saúde Ambiental fará três mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, As ações serão das 7h30 às 11h30 no Cemitério Ecumênico Municipal, no cemitério da linha Tomazzelli e no bairro SAIC. Estarão envolvidos 60 Agentes de Combate a Endemias e cerca de 70 acadêmicos da Unochapecó.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Karina Giachini, o objetivo das ações é eliminar potenciais criadouros do mosquito.

O principal foco é nos cemitérios para verificar vasos e recipientes que possam acumular água, após as visitas de Finados. A ideia é fazer um pente fino nos espaços.

Já no SAIC serão realizadas as visitas de casa em casa, orientando, eliminando criadouro, vedando caixas de água e fazendo tratamento onde é necessário.

Karina destacou que as ações não pararam mesmo durante o período de inverno, com o objetivo de evitar um aumento de casos como o verificado no verão passado. Neste ano Chapecó teve mais de 600 focos, mais de sete mil casos e dez óbitos.

Por isso a orientação é para que a população colabore e verifique se não tem nenhum ponto de água parada, preenchendo com areia os recipientes dos vasos de flores e folhagens.