Background

Notícias

SASE: Serviço diferencial na Educação chapecoense

Compartilhar

O Serviço de Atenção à Saúde do Escolar – SASE iniciou suas atividades no dia 08 de fevereiro de 2010 com o objetivo de oferecer assistência nas áreas de psicopedagogia, psicologia, fonoaudiologia e serviço social para crianças e adolescentes de quatro a dezessete anos, com transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares. Atende nas terças e sextas-feiras das 7h às 13h e nas segundas, quartas e quinta-feira das 13h às 19h.

Neste período o SASE já recebeu aproximadamente 5.300 crianças. No espaço é realizado anamneses (processo de admissão de pacientes atendidos), atendimentos em grupos, aplicação de testes psicológicos, grupos avaliativos e grupos de orientação aos pais. As atividades em grupo iniciaram com o atendimento as crianças, adolescentes e pais. Esses atendimentos acontecem uma vez por semana em grupo e os atendimentos individualizados acontecem de acordo com as necessidades de cada um.

As crianças e adolescentes atendidas no SASE são oriundas das Instituições Educativas da Rede Pública do Município de Chapecó. Como critério básico para inclusão nos atendimentos, eles deverão estar obrigatoriamente matriculadas e frequentando regularmente a Rede de Ensino Pública, sendo atendidos no contra turno escolar. São atendidas crianças e adolescentes que apresentarem dificuldades relacionadas à aprendizagem e ao contexto escolar e que estejam influenciados na aquisição das habilidades escolares. Segundo a coordenadora do SASE, Sandra Dell Castanhel o serviço auxilia os alunos, escolas e famílias a trabalharem em conjunto. “Apontamos como fundamental o trabalho realizado com as famílias e a comunidade escolar, no sentido de construir uma nova percepção da sociedade em relação à infância e a juventude”, comentou.

A atual equipe do SASE é composta por: 01 coordenadora, 01 recepcionista, 01 auxiliar de serviços gerais, 01 assistente social, 04 psicopedagogas, 01 psicóloga e uma estagiária de psicologia e 01 fonoaudióloga. Este serviço tem como atribuições, além do atendimento oferecido a criança e adolescente, o trabalho interinstitucional realizado com escolas e demais órgãos que trabalham com infância e juventude. Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, o SASE é um diferencial na educação de Chapecó. “Com esse serviço conseguimos prestar mais um atendimento aos estudantes que apresentem condição de atraso neuropsicomotor, com transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares, sociais, psicológicas e de linguagem e isto, reflete na qualidade do trabalho desenvolvido na educação”, finalizou.