Programa “Capacita Servidor” ofereceu cerca de seis mil vagas em cursos

Em um ano de existência o programa Capacita Servidor, da Prefeitura de Chapecó, disponibilizou 5.993 vagas para os colaboradores da Administração Municipal, e 321 horas de cursos e palestras. De acordo com o responsável pelo projeto, o psicólogo Jairo Lunardi, a iniciativa surgiu pela necessidade de valorizar o desenvolvimento do conhecimento, atualização de conteúdos e o registro dos cursos extensão, graduação e pós-graduação dos servidores da Prefeitura de Chapeco.

Em 2021 começou o levantamento de necessidades e propostas de temas de interesse dos servidores, com a participação de mais de 1,8 mil servidores que responderam a pesquisa online. Em fevereiro de 2022 iniciaram os cursos e palestras, algumas vocacionadas para áreas de atividade e outras destinadas a todos os servidores que possuíam algum interesse naqueles temas propostos.

“Na formação do programa buscamos constituir temas técnicos voltados ao trabalho e temas para vida pessoal e emocional dos servidores. Entendemos a importância de qualidade de vida no trabalho e o planejamento de atividades e reflexões para que no decorrer dos próximos anos nosso recursos humanos atinja um nível de excelência pessoal e profissional, buscamos constantemente estudos e capacitações para alcançar uma vida mais feliz e um atendimento de excelência ao cidadão chapecoense”, disse Lunardi.

Os conteúdos foram voltados ao autoconhecimento e conhecimento técnico, como: atendimento, gerenciamento, inteligência emocional, espanhol básico, primeiros socorros, educação financeira, legislação, gestão de contratos, educação nutricional, 5S, ergonomia e educação postural, dependência química, liderança, saúde do trabalhador, direção defensiva, depressão e ansiedade, motorista e operador de maquinas, politica municipal ambiental, estagio o milagre da gentiliza e acolhimento.

“As pesquisas apontam que passamos de 60 a 70% do nosso tempo na vida envolvida com atividades de trabalho, direta ou indiretamente. Isto fez com que a gestão de pessoal da Prefeitura de Chapeco iniciasse as atividades de capacitação pessoal, profissional e novos processos de estudo para outras políticas de qualidade de vida dos servidores, cientes que análise de dados e o diálogo constante com os servidores têm potencialidades de produzir bem estar, bom atendimento, evitar doenças ocupacionais, atestados e problemas emocionais aos servidores”, completou o coordenador.

A coordenadora do programa Arte Cidadã, da Fundação Cultural de Chapecó, Grasieli Canelles Bernardi, elogiou a iniciativa.

“É um programa importante para a formação profissional e pessoal. É uma iniciativa bacana e que pode ser aproveitada ainda mais pelos servidores”, destacou.

A servidora da Secretaria de Assistência Social Janaína Maria da Silva também gostou dos cursos.

“Foi algo que contribuiu muito com o nosso setor, com a nossa vida, com a família, pois abrange várias áreas da vida e trouxe muitos resultados parecidos”, destacou.

Além do Capacita Servidor, as secretarias de Saúde, com 1.773 vagas, e Educação, com 7.512 vagas, também realizaram suas capacitações. No total, a Administração Municipal de Chapecó ofereceu 15.278 vagas e 719 horas de cursos.

De acordo com o prefeito João Rodrigues o objetivo de tudo isso é atender bem o cidadão.