Chapecó é exemplo em Congresso de Arquitetura e Urbanismo

A equipe da Diretoria e Regularização Fundiária e Habitação de Chapecó esteve na sexta-feira passada no Sapiens Park, em Florianópolis, apresentando as ações realizadas, durante congresso do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

O CAU BR/SC RECONHECEU O TRABALHO DE CHAPECÓ E DE JOINVILLE COMO “CASES” DE SUCESSO do estado POR BOAS PRÁTICAS no processo de construção e execução da política de REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA, HABITAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA legislação inerente a ATHIS (Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social)

A equipe do CAU SC, percorreu municípios de todo o estado para identificar INDICADORES DE TRABALHO de: REURB-S (regularização fundiária em áreas públicas), habitação de interesse social, melhorias habitacionais, aluguel social, locação social, monitoramento de áreas públicas e de preservação permanente (APPs), realocação de famílias e especialmente em relação a implementação e execução da ATHIS (Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social).

Chapecó e Joinville foram municípios que receberam o Congresso e participaram dessa última edição apresentando como boas práticas suas ações para Habitação e Regularização Fundiária.

Durante o evento a Diretora de Regularização Fundiária e Habitação de Chapecó, Edi Folle explanou sobre “ A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE CHAPECÓ A LUZ DA LEI N. 13.465/2017, E A FUSÃO COM A POLÍTICA DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EXECUTADO PELA ATUAL GESTÃO ENTRE 2021 até novembro de 2022.

“Qualificamos e quantificamos todos os atendimentos durante o processo de estruturação do setor nesses quase 2 anos; elaboramos organogramas, adequamos a legislação municipal que já não condizia com a práxis cotidiana, identificamos indicadores de gestão financeira, elaboramos novos protocolos de trabalho no setor administrativo, implementamos uma metodologia de aprovação dos processos administrativos de Reurb, dos atendimentos do serviço social e do monitoramento e fiscalização de obras em áreas públicas e APPs. Todo este levantamento oportunizou uma análise específica dos índices e um comparativo de eficiência e eficácia de trabalho, entre os anos de 2020, 2021, até novembro de 2022, e o resultado foi surpreendente”frisou a diretora da pasta que reiterou “o sucesso do trabalho só tem sido possível, devido a sensibilidade do prefeito João Rodrigues que tem tratado a pauta da regularização fundiária uma prioridade em sua gestão”.