Feira de Artesanato no sábado (24) em Chapecó

Uma grande diversidade de produtos artesanais de cunho utilitário e decorativo, como: artefatos em tricô, crochê, madeira, tapetes, trilhos, jogos de cozinha e banheiro, pesos de porta, placas decorativas, arranjos de flores, luminárias, produtos em biscuit, patchwork. Isso tudo e muito mais a população poderá encontrar na Feira do Artesanato que acontecerá sábado (24), das 10 às 17 horas, no estacionamento no Centro Público de Economia Solidária Mario Faccio, na Avenida Nereu Ramos, 1750 – E, bairro Passo dos Fortes em Chapecó, anexo ao Mercado Publico Regional.

A feira é uma oportunidade para os artesãos divulgarem os seus trabalhos, bem como, fomentar a comercialização do artesanato chapecoense. Além disso, a feira é em comemoração ao Dia do Artesão que foi no dia 19 de março. Ela é organizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e terá a participação de 02 Associações de Artesãos e 21 artesãos individuais. Além destes, o Centro Público de Economia Solidária também estará aberto com a loja de uma Associação e a loja do Artesanato na Palma da Mão. O evento contará também com a participação de expositores de outros segmentos: ervateira, expositor de Orquídeas, Sebrae e Amparo Animal.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social de Chapecó, Ulda Baldissera, atualmente estão cadastrados junto à Secretaria de Assistência Social 308 artesãos individuais e 11 associações. Eles são acompanhados pela Administração Municipal com atividades e ações previstas na Lei Municipal 6.564 e no Projeto Artesanato na Palma da Mão que iniciou em 2013 para atender artesãos individuais, artesãos vinculados à associação e artesãos indígenas. Segundo Ulda, “o objetivo do programa é organizar e capacitar grupos de artesãos no município, para confecção de produtos destinados ao mercado consumidor como fonte de renda e para melhoria de vida dos participantes envolvidos, com foco no artesanato que resgata a identidade local”. Também são desenvolvidas ações como o cadastramento anual, emissão da carteira municipal de artesão, organização de eventos como palestras, feiras, exposições de artesanato e assessoria. Os artesãos de Chapecó comercializam seus produtos no Centro Público de Economia Solidária, Aeroporto Municipal e Calçadão (Rua Benjamin Constant, entre Avenida Getúlio Vargas e Nereu Ramos). Ainda são organizadas feiras de artesanato, oficinas de qualificação e participação em eventos promovidos no município.