Superintendência dos distritos do Bormann e Goio-Ên completa um ano de atuação

Neste mês de novembro a Superintendência dos Distritos de Marechal Bormann e Goio-Ên completou um ano de atuação. A estrutura foi uma iniciativa da gestão do prefeito João Rodrigues, para propiciar um atendimento mais próximo ao cidadão.

De acordo com o superintendente Aderbal Pedrozo nesse período foram asfaltados 5,8 quilômetros com equipes da Usina da Prefeitura, nas ruas Vitório Marca, Nenê Bernardino, Afonso Scheffer, João Antunes de Almeida, João Teixeira Dutra, Ernesto Ribas, Sebastião Machado, Manoel Gregório de matos, Antônio Evangelista e Avenida XV de Novembro.

Também foram iniciadas as obras de pavimentação rural nos acessos do Rodeio do Erval, denominado Carlos Valentim Baldissarelli, da Linha Cachoeira, denominado Felipe Pupioski e acesso da Serrinha.

Também foram recuperadas as estradas, utilizando 52 mil toneladas de cascalho, em 2.633 cargas.

Pedroso destacou que a presença da Superintendência propiciou um melhor atendimento das famílias atingidas pelo granizo no mês de junho. Imediatamente as equipes das secretarias da Prefeitura foram deslocadas para a superintendência, com cadastramento das famílias, distribuição de almoço, lonas, roupas, móveis e telhas, para 1.254 famílias.

A superintendência do Bormann também recebeu a segunda edição do programa Chapecó Descentralizada, com o deslocamento das secretarias e serviços para o Bormann, em agosto. Na oportunidade foram entregues 99 escrituras do Loteamento Nova Vida 2, pela Diretoria de Regularização Fundiária e Habitação. Na oportunidade foram oferecidos vários serviços, como cadastramento, atendimento e orientação da Secretaria de Assistência Social, Desenvolvimento Rural, Tributos e demais secretarias.

Na Saúde foram disponibilizados medição de pressão arterial, exames diabetes, testes de HIV, Sífilis e Hepatites, além de agendamento de consultas.

O NAPA ofereceu banho e tosa, cadastramento de castração, casinhas e tratamento para pulgas e vermes. A Fundação de Esporte disponibilizou os brinquedos e equipe da Rua de Lazer. A Fundação Cultural ofereceu apresentações artísticas.

Também foi elaborado projeto de contenção da SCT-480 e encaminhado para o Governo do Estado, aguardando a liberação de recursos.

Neste um ano de superintendência foi realizada também melhoria na iluminação com colocação de lâmpadas LED na avenida XV de Novembro e rua João Vicente Costa.

No momento está em andamento uma série de melhorias no distrito de Goio-Ên, para receber os visitantes no período de Verão. A pavimentação do acesso à trilha do Pitoco e São José do Capinzal foi retomada recentemente. Há projeto para um novo portal da Trilha do Pitoco e revitalização do Goio-Ên, o que vai incrementar o turismo na região.

"Neste um ano como Superintendente de Marechal Bormann e Goio Ên, a população teve melhorias tanto na parte social, quanto na saúde e principalmente na infraestrutura das estradas as quais aguardavam a muitos anos. Aquela frase retórica de que ‘o Bormann e Goio Ên foram abandonados’ não existe mais, e hoje está enaltecida com uma nova frase de pertencimento. Bormann e Goio Ên eu Amo eu Cuido!", disse Aderbal.