Background

Notícias

Iniciam os trabalhos de limpeza em riachos e córregos do Município

Compartilhar

Os córregos, riachos e galerias que cortam o perímetro urbano de Chapecó vão passar por um processo de limpeza. Os trabalhos iniciaram pela região do Bairro São Pedro e Ecoparque e vão se estender por outros pontos da cidade. A programação será executada em etapas, pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana.

Nos locais, serão retirados materiais depositados de forma incorreta, como entulhos, eletrodomésticos, restos de vegetação, móveis e pneus. De acordo com o Secretario de Infraestrutura Urbana, Ivaldo Pizzinato, o trabalho é preventivo já que estamos em um período com a previsão de grandes volumes de chuva. “O objetivo é desobstruir os canais, para aumentar a vasão de água e evitar problemas de alagamentos em dias de chuva concentrada”, explica o Secretário. As equipes operam com 01 escavadeira hidráulica (PC), 01 mini escavadeira hidráulica e mais 02 caminhões. Somente nesta primeira semana, nos dois pontos que estão sendo trabalhados, foram removidas cargas contendo lama, madeira e restos de vegetação que estavam depositadas no leito do córrego e nas entradas das tubulações, prejudicando o curso natural da água.

O Secretário também faz um alerta para os transtornos ocasionados pelo descarte incorreto dos resíduos. “Com altos índices pluviométricos, os materiais são levados pelas águas, ocasionando obstruções e alagamentos em pontos específicos, além de acarretar em diversos danos ambientais. A comunidade precisa ter a consciência de preservar os riachos e dar a destinação correta a cada tipo de lixo”, enfatiza o Secretário. Conforme as limpezas forem sendo concluídas, os técnicos também farão a soltura de aproximadamente 6 mil alevinos nos riachos de Chapecó, contribuindo ainda mais com o meio-ambiente.