Background

Notícias

Secretaria de Saúde fará testagem e orientação no Dia Mundial de luta contra a AIDS

Compartilhar

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria de Saúde de Chapecó realizará na quinta-feira. Dia Mundial de Luta contra a AIDS, atividades de conscientização, orientação, prevenção, testagem, diagnóstico e tratamento precoce das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Será ofertado testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. Também serão feitas orientações a população sobre o uso do preservativo feminino e masculino em uma abordagem da prevenção combinada.

A ação vai acontecer no Terminal Urbano, em frente à Associação dos Diabéticos (rua Clevelândia, nº 152 E), das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

De acordo com o secretário de Saúde de Chapecó, Jader Danielli, o município tem se destacado no combate ao HIV.

“Uma equipe de validação do Ministério da Saúde esteve recentemente em Chapecó avaliando nossos números e nossas ações e, graças ao bom resultado, no dia 7 de dezembro vamos a Brasília receber o Selo de Boas Práticas na Erradicação do HIV e Sífilis neonatal. É mais uma conquista para Chapecó, que neste ano também foi apontada entre as 10 melhores do Brasil na Atenção Primária, entre cidades com mais de 100 mil habitantes”, disse Danielli.

Sobre o Serviço:

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em HIV/AIDS está instalado junto à Policlínica Municipal (rua Jorge Lacerda, n.º 70), e é referência para 36 municípios da região, pactuados no atendimento das Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (PVHA) e seus parceiros, que não vivem com o vírus do HIV (sorodiferentes). O serviço também faz o atendimento e acompanhamento da investigação de crianças expostas ao HIV pela transmissão vertical (da mãe para o filho); consultas em infectologia para pacientes externos referenciado pelo SISREG; e avalia a indicação da Profilaxia Pós Exposição (PEP), indicada em casos de violência sexual, exposição ocupacional e relações sexuais consentidas em que não houve o uso do preservativo.

O SAE conta com equipe multiprofissional nas áreas de medicina, enfermagem, farmácia, psicologia e assistência social. São realizados atendimentos individuais e trabalhos em grupo para pessoas vivendo com HIV/AIDS, além de atendimento de solicitações de empresas/instituições no que se refere à temática das ISTs, com enfoque na prevenção.