Background

Notícias

Saúde recomenda cuidados e vacinação para conter aumento de casos de Covid

Compartilhar

Diante de um aumento do número de casos de Covid, que chegou a 270 nesta quarta-feira, a Secretaria de Saúde de Chapecó e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde fazem um alerta para que a população aumente os cuidados e mantenha atualizado o cronograma de vacinação.

De acordo com o secretário de Saúde, Jader Danielli, a situação não é para alarme mas é bom tomar algumas medidas de precaução para evitar agravamento. Atualmente existem apenas duas pessoas internadas em enfermaria, uma em hospital privado e outra em hospital público. Não há ninguém na UTI. Mas houve um óbito nos últimos dez dias.

O secretário destacou que as 26 unidades de saúde estão com a vacina disponível, além do Vacimóvel, que está no Ecoparque das 14h até 20h, nesta quarta e quinta-feira, das 7h30 às 12h30 na sexta-feira e, no sábado e domingo, das 15h às 20h.

A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lilian Galão, disse que Chapecó teve uma vacinação próxima de 100% nas duas primeiras doses, para o público-alvo, mas que nas doses de reforço a procura foi baixa. Isso contribui para um aumento no número de casos.

“Pedimos que a população busque a vacina, faça a higienização das mãos, mantenha os ambientes ventilados e, apresentando sintomas gripais, use a máscara. Ela também é recomendável em ambientes fechados ou no transporte público”, disse Lilian.

Desde o início da pandemia, Chapecó teve 858 óbitos pela Covid. Nos picos de contaminação o números de ativos passaram de cinco mil.