Curso de Arquitetura da Unochapecó apresenta estudo para revitalizar espaço da Prefeitura

O oitavo período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó apresentou nesta quinta-feira, na sala de reuniões da Prefeitura de Chapecó, um projeto de reforma de espaço público.

Por meio de uma parceria com o município foram apresentadas as sugestões de revitalização das dependências da Procuradoria Geral do Município.

A parceria entre a universidade e a Prefeitura teve como objetivo a promoção de extensão acadêmica, proporcionando experiência de atuação dos futuros profissionais de Arquitetura e Urbanismo.

O estudo contemplou o levantamento da situação atual do espaço físico, entrevista com os servidores para verificar as necessidades de operação, bem como a análise de fatores como: ventilação, iluminação, conforto acústico e ergonomia.

O projeto apresentado contempla a melhoria dos espaços de acordo com os fatores acima citados, além de prever demanda futura. A atividade teve cunho acadêmico mas o resultado será encaminhado para análise da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento.

Estiveram presentes na apresentação dos servidores da Procuradoria, professores e alunos da Unochapecó, da disciplina Projeto de Arquitetura de Interiores, onde foi desenvolvido o estudo, sob orientação da professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Paula Batistello.

De acordo com a professora, trabalhar com a extensão curricularizada é um grande desafio no ensino superior, mas uma possibilidade muito rica de parcerias e ampliação da troca de conhecimentos com a comunidade.

“Ter a Procuradoria Geral do Município como aliada nesta atividade, com participação efetiva dos servidores em diferentes momentos do semestre, possibilitou aos alunos o contato com clientes e demandas reais. Isso fez com que eles se dedicassem com afinco para chegar a resultados de grande êxito. Foram além dos projetos, quantificando e orçando suas propostas, conseguindo enxergar as dificuldades de trabalhar com pré-existências. Agradecemos imensamente a parceria e cooperação da Procuradoria Geral do Município de Chapecó, por topar esse desafio e incentivar nossos acadêmicos na sua formação profissional”, afirmou a docente.