Chapecó recebe reconhecimento do Ministério da Saúde no combate ao HIV e Sífilis

O Município de Chapecó recebeu do Ministério da Saúde, nesta quarta-feira, Selos Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e de Sífilis. A transmissão vertical é a de mãe para filho. O secretário de Saúde, Jader Adriel Danielli, e Laisa Jantsch Bandeira, da Vigilância Epidemiológica, estiveram representando o Município na solenidade realizada no Auditório da Fiocruz Brasília.

Chapecó foi convidada pelo relevante engajamento e participação das equipes técnicas e da administração municipal na busca pela erradicação da transmissão destas doenças.

“Essa premiação é um reconhecimento pelo bom trabalho que Chapecó vem fazendo na área da Saúde. Estamos no caminho certo e falta muito pouco para a erradicação da transmissão vertical do HIV e Sífilis. A Vigilância Epidemiológica, a Atenção Básica e todas as unidades de Saúde vem contribuindo para que isso ocorra. Temos um Serviço de Atenção Especializado situado na Policlínica Municipal, a Clínica da Mulher, enfim, uma série de ações do município que auxiliam nesse processo”.

O município também possui o Comitê Municipal de Prevenção de Transmissão Vertical de Sífilis, HIV, Toxoplasmose, Hepatite B e C e também o Comitê Municipal de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal.

No segundo semestre Chapecó também ficou entre os dez melhores do Brasil na Atenção Primária, de acordo com dados do Programa Previna Brasil, entre cidades com mais de 100 mil habitantes.