Acontece entre os dias 4 de abril e 24 de maio em Chapecó, a CINE INDI Mostra Itinerante de Cinema Independente. A ação é uma iniciativa da Lua Caolha Filmes e Produções, contemplada pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó e chegará a diferentes localidades no Município de maneira gratuita à comunidade.
A mostra circulará por regiões mapeadas pelos proponentes do Projeto, como o Campus da Universidade Federal Fronteira Sul, polo do Instituto Federal de Santa Catarina, Unochapecó, Centro de Artes e Esportes Unificados e Salão Comunitário do Assentamento Dom José Gomes.
Todos os filmes apresentados foram produzidos em Chapecó, e cada exibição encerra com um bate papo com cineastas convidados, que abordarão a produção de filmes independentes. A atividade aproxima a produção cinematográfica dos moradores e estudantes de cada região, e incentiva o olhar para as produções locais.
Além das apresentações cinematográficas, da conversa e troca de conhecimento com os profissionais da área, o Projeto traz ainda uma oficina gratuita de produção audiovisual e cinema. Será um dia para estudar e praticar um filme de baixo orçamento. A oficina é dividida em quatro horas, e trará conteúdo sobre pré-produção, produção e pós-produção e quatro horas destinadas à prática para desenvolvimento de um vídeo experimental.
Em cada espaço de exibição programado, também acontecerá uma oficina prática. As inscrições podem ser efetivadas pelo e-mail luacaolha@gmail.com com nome, idade, e-mail, curso e local de interesse em realizar a atividade.
Programação de exibições:
04/04 19h30 - Auditório do Bloco B da UFFS;
17/04 19h30 Sala F65 do IFSC;
24/04 19h30 Auditório do Bloco G da Unochapecó;
30/04 - 15h30 Teatro do CEU das Artes, no bairro Efapi;
09/05 19h Salão Comunitário do Assentamento Dom José Gomes.
Conheça os filmes exibidos
Plástico: O drama, dirigido por Roberto Panarotto, foi produzido em 2015. Sinopse: Eu queria que aquela sensação durasse eternamente. Mas não é assim que acontece. As coisas nem sempre saem como planejamos. É assim com todo mundo. É assim com você. E comigo foi assim também. Quando os jardins se bifurcam optamos sempre pelo lado errado.
Registro: Curta-metragem de drama produzido em 2016 e dirigido por Thayan Lisboa.Sinopse: Paulo, um jovem que torna seu diário o seu refúgio, se apaixona por Joaquim e vive um intenso romance longe de um mundo com preconceitos. Até que lembranças passadas refletem nesta história e um dos seus maiores desejos acaba se tornando a dor da saudade.
O Caminho da Roça: O filme é um documentário de 2016 por João Fernando Lucas e Daniela Farina. Sinopse: O Caminho da Roça lança um último olhar para o interior. O jovem Valdis deixou o campo. Ao retornar, se depara com pessoas que ainda têm como modo de vida a simplicidade e os costumes que sobrevivem ao tempo, que trazem na sua essência a conflitante relação entre o antigo e novo. Um retrato poético e atual do campo visto por olhos acostumados à cidade.
Nova Linha, Parágrafo: O curta-metragem foi produzido em 2016 pelo diretor José Boita. Trata-se de um drama de ficção. Sinopse: O prazo para a entrega de um romance está apertado e a pretensa Escritora sem ideias. Não há saída possível a não ser enfrentar realidade e ficção ao mesmo tempo. Criar uma protagonista e ser a protagonista da própria vida pode não ser tão simples.
Acampamento Marcelino Chiarello: A terra que alimenta a resistência, documentário realizado em 2017 e dirigido por Angélica Dezem, DarleiLottermann, Amanda Ferronato, Jaqueline Kornfuehrer, Maria Joana Giareton e Marina Schielke. Sinopse: o filme conta a história do acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) chamado Marcelino Chiarello, localizado no Oeste de Santa Catarina.