Prefeitura de Chapecó concede incentivos fiscais para empresas que investem no município

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, assinou na tarde desta segunda-feira a concessão de incentivos fiscais e doação de terrenos para empresas que investem no município.

Uma das beneficiadas foi a Cooperativa Agroindustrial Alfa, que fez um investimento de R$ 200 milhões na nova fábrica de óleos vegetais na linha Tomazelli, gerando 101 novos postos de trabalho. Como a área construída é de 195 mil metros quadrados, o município concedeu isenção parcial de IPTU sobre a ampliação, por um período de nove anos.

Outra beneficiada com isenção de IPTU foi a Diana Pet Food, que investiu mais de R$ 200 milhões na fábrica para palatabilizantes, que são ingredientes para ração de pets, que proporcionam sabor, odor e vitaminas aos produtos. A produção já está na fase de testes, no distrito de Marechal Bormann, com 70 empregos iniciais e vai chegar a 150 até julho do ano que vem.

Outras duas empresas receberam doação com encargos de terrenos no Distrito Industrial Flávio Baldissera, após participarem de uma concorrência pública. A ESC Industrial LTDA tem dez funcionários e está investindo R$ 5 milhões para ampliar a produção de infraestrutura de inox para instalações elétricas, gerando 35 novos empregos. A área cedida tem 4,5 mil metros quadrados.

Outro terreno, de 6,4 mil metros quadrados, foi doado com encargos para a MAG MAK Indústria de Máquinas Frigoríficas. A empresa tem 40 funcionários e vai investir R$ 4,1 milhões para ampliar a produção, chegando a 80 funcionários. Caso as empresas cumpram os critérios exigidos, em dez anos ficam donas do terreno.

De acordo com o prefeito João Rodrigues, o incentivo fiscal é uma contrapartida do município pelos investimentos e geração de empregos. Ele destacou que essas isenções acabam dando retorno posterior, com a movimentação econômica no município, o que aumenta a arrecadação.

O diretor de Desenvolvimento Econômico, Elio Francisco Cella, e o diretor de Incentivo ao Empreendedorismo e Turismo, Luir Roberto Tillmann, participaram do ato de assinaturas, na sala de reuniões da Prefeitura.