Background

Notícias

Secretaria de Saúde atualiza nota técnica sobre afastamentos por Covid

Compartilhar

A Secretaria de Saúde de Chapecó, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde, lançou nesta terça-feira uma Nota Técnica atualizando sobre a testagem, diagnóstico, monitoramento, isolamento e orientações sobre a COVID 19. Ela foi baseada na Nota Técnica número 14/2022 do Ministério da Saúde.

De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde, Rodrigo Momoli, a principal mudança é em relação ao afastamento dos contatos próximos, como por exemplo os familiares.

A partir de agora a orientação é para que os contatos próximos de positivos COVID-19 não realizem mais quarentena, ou seja, não necessitam mais de afastamento suas atividades laborais. Porém os contatos de positivados devem manter as medidas de segurança por dez dias a contar da última exposição com o caso confirmado de COVID-19. Nesses casos orienta-se uso de máscara, preferencialmente N95 ou PFF-2.

A Secretaria de Saúde também orienta evitar contato com pessoas com fator de risco associado para COVID-19 grave, como idosos, imunossuprimidos e pessoas com múltiplas comorbidades.

Outrossim, como cuidados para não transmissão da COVID - 19, orienta-se manter distância mínima de um metro de outras pessoas se estiver sem máscara , evitar locais onde a máscara não possa ser utilizada , como restaurantes, bares.

A orientação é que quem tiver qualquer sintoma respiratório deve seguir as orientações acima e buscar serviços de saúde para avaliação médica.

Lembrando que quem for confirmado com a doença este sim terá que cumprir período de afastamento determinado pelo médico.

O secretário de Saúde, Jader Danielli, destaca que as pessoas também devem buscar a vacina e atualizar o cronograma das doses. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde e no Vacimóvel. Até o final do ano a unidade móvel estará na Praça Coronel Bertaso, das 16h30 às 21h30, exceto nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro, além de 1o de janeiro.