CAI atendeu 17,4 mil imigrantes em 2022

O Centro de Atendimento aos Imigrantes (CAI), serviço que foi implementado pela Prefeitura Municipal de Chapecó, através da Secretaria de Assistência Social, atendeu 17.422 estrangeiros em 2022. Foram 10.409 venezuelanos, 3.414 haitianos e 3.599 de outras nacionalidades.

Para efetivação da documentação foram atendidas 9.910 pessoas. Outros 2.981 receberam atendimento psicossocial, que consiste em diversos encaminhamentos como benefícios eventuais (alimentação roupas móveis), orientações como acessar BPC, escola, saúde, moradia, legislação, etc.

Foram encaminhados 3.437 pessoas para o mercado de trabalho. Foram acolhidas 299 pessoas nas duas repúblicas de imigrantes que posteriormente foram encaminhadas para outras moradias. Os demais imigrantes foram encaminhamentos para outros atendimentos da rede de atendimento público.

Segundo a Secretária de Assistência Social de Chapecó, Elisiani Sanches, os imigrantes vieram para ficar inclusive estão consolidando seus vínculos familiares e comunitários. “A população Chapecoense diariamente comprova ser um povo hospitaleiro e solidário”, disse a secretária.

O CAI funciona funciona junto ao Terminal Rodoviário Raul Bartolomei.