Saiba os serviços disponíveis no CEU da Efapi

Com atividades integradas envolvendo as áreas da cultura, educação, esporte, lazer e cidadania, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), gerido pela Prefeitura de Chapecó, desenvolve um amplo trabalho voltado à comunidade. Inaugurado em 2013 o espaço tem se destacado em Santa Catarina sendo utilizado de maneira contínua, oferecendo diferentes serviços, em um único espaço, de maneira gratuita.

Um deles é a formação do Programa Arte Cidadã. Por meio do projeto são desenvolvidos cursos de teatro, jazz, ballet clássico, violão e violino, que ainda estão com vagas disponíveis em alguns horários. De acordo com o Secretário de Cultura, Nemésio Carlos da Silva, as ações oportunizam a formação artística. “Essas ações aproximam a arte do cotidiano da comunidade, humanizam a rotina, oportunizam que crianças e adolescentes estejam em contato com ações que contribuem para o seu desenvolvimento integral, o que democratiza o acesso à arte, à cultura e ao conhecimento. O local recebe diferentes eventos ao longo do ano, tendo um espaço específico e confortável para que as atividades aconteçam”, conta.

Além das formações voltadas às artes, o CEU conta com uma biblioteca pública com obras para todas as faixas etárias, onde é possível fazer o empréstimo dos livros, pesquisas e consulta no local, uma sala de cinema e teatro com capacidade para 60 pessoas, sala e curso de informática gratuito, aulas de capoeira à noite e uma unidade do Centro de Referência e Assistência Social – o CRAS Efapi CEU. Onde os moradores tem, pertinho de casa, atendimento especializado, orientação e apoio às famílias com direitos violados, atendimento emergencial à população de rua e serviços de apoio. O CRAS trabalha a proteção social básica, com o objetivo de ocorrências e situações de vulnerabilidade.

“O CRAS é a porta de entrada da Secretaria de Assistência Social. A partir da atenção, orientação e atendimento das pessoas que procuram este serviço, desenvolvemos a promoção dos direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais trabalhando ações protetivas às famílias”, explica a Secretária de Assistência Social, Ulda Baldissera.

Esporte e Recreação

Com uma área total de 3 mil metros quadrados o espaço concentra quadra poliesportiva, pista de caminhada, playground, academia ao ar livre e pista de skate. Para melhor atender a comunidade, todo o espaço de recreação fica aberto até às 21h, nos 7 dias da semana. Ainda no mês de abril o espaço recebe gradativamente o Programa Atleta no Futuro, com diferentes modalidades esportivas gratuitas, para crianças a partir dos 8 anos de idade. As inscrições também poderão ser feitas no espaço.

De acordo com o Secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Ivan Carlos Agnoletto, o esporte como ferramenta de transformação social é o principal objetivo do projeto. “Os polos das escolinhas estão localizados nos bairros, centro, distritos e loteamentos de nossa cidade, e partir deste mês também chegam ao CEU, com o objetivo de formar atletas, promover o bem estar social contribuindo assim na formação de cidadãos e futuros campeões no esporte, mas acima de tudo, campeões na vida”, disse.

O que é o CEU?

Inaugurado em outubro de 2013, o CEU foi uma iniciativa pioneira em Chapecó e a primeira de Santa Catarina. O investimento é de R$ 2.320.000,00, provenientes do programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com contrapartida do Município. A Prefeitura de Chapecó é responsável pela elaboração do projeto, manutenção do espaço, além da gestão do local, com contratação de professores e funcionários e desenvolvimento de atividades e serviços.

Desde que iniciou as atividades já passaram pelo espaço, em diferentes atividades, cerca de 6 mil pessoas. Atualmente o CEU conta com 500 usuários ativos, participando das ações diárias. “Quem ainda não conhece ou participa do CEU, esta é uma ótima oportunidade, pois o espaço é da comunidade e está aberto e com muitas atividades gratuitas para receber a todos”, enfatiza o Secretário de Cultura.

O CEU fica na Rua Elói Ferreira de Souza, Loteamento Elias Galon, no Bairro Efapi. Com horário de atendimento das 8h às 12h e das 13h às 19h, e área de recreação até às 21h.

Outras informações na Secretaria de Cultura, pelo telefone 3319 1010.