Nova escola do bairro São Pedro vai atender 770 alunos

Foi inaugurada neste sábado (11) a Escola Básica Municipal Manira Terezinha Clenis Sarquis Sartori, no bairro São Pedro, que vai receber a partir de segunda-feira 770 alunos, de 6 a 14 anos. A nova escola fica localizada na Rua Manoel Rolim de Moura, 61 – D e é a fusão entre as Escolas Básica Municipal Vitor Meirelles e da Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola.

“Esta obra é muito importante pois ela transforma a vida das pessoas, dando oportunidade para que elas sejam profissionais de sucesso no futuro, não importando em qual profissão. E o bairro precisava deste empreendimento. É uma escola que tem salas novas, laboratórios, ginásio e a porta com detector de metais, além do portão eletrônico, que é uma novidade nas escolas públicas de Chapecó. É algo que poucas escolas do Brasil tem e que nós investimos para dar mais segurança para as famílias”, disse o prefeito João Rodrigues.

Ele destacou ainda outros investimentos no bairro, como a reforma da nova unidade de Saúde, a reforma da escola Vitor Meirelles para se tornar um Centro de Educação Infantil. Para lá vão as crianças da Escola Parque Leonel de Moura Brizola (CAIC), No CAIC será construída uma Escola de Talentos, segundo o prefeito.

Atuarão na escola 48 professores em uma estrutura moderna e 100% adaptada. São 12 salas de aula, refeitório, biblioteca, laboratórios e ginásio de esportes. O valor investido na obra é de R$ 6.526.913,26, sendo R$ 4.074.526,03 de Emenda Parlamentar da Deputada Caroline Detoni através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, com contrapartida do município de R$ 2.452.387,23.
A deputada esteve presente e destacou os recursos que vieram do Governo Federal na gestão passada, com a contrapartida da Prefeitura. Lembrou que sua mãe deu aula no CAIC.

A secretária de Educação, Astrit Tozzo, lembrou que chegou a conviver com a homenageada, que foi uma das inspirações para ser professora.

“Ela foi um exemplo de educadora, nos deixou referências, como a convicção de que a Educação faz a diferença na vida das pessoas. Por isso esta obra é muito importante”, disse Astrit.

O viúvo da professora, Moacir Sartori e as filhas Márcia Regina Sartori Damo, Miram Sartori e Moacir Angelo Sartori estiveram presentes, além de outros familiares.

“Esta é uma homenagem que nós aguardávamos há 19 anos, pois ela era uma pessoa muito focada, muito atuante, trabalhou muitos anos no Bom Pastor e na gestão educacional, tendo exercido cargos em vários governos pela sua competência, numa época em que não tínhamos tanta informação e comunicação. Estamos muito gratos e emocionados por este reconhecimento”, disse Márcia.

Ela agradeceu ao ex-vereador e proponente da homenagem, Ildo Antonini, que esteve presente, além da Administração Municipal, tanto a anterior quanto a atual.

A comunidade também ficou feliz com a nova estrutura. Elizete Frohlich, que era presidente do Conselho Escolar da Vitor Meirelles, elogiou a nova escola.

“É bem melhor, tem mais espaço, mais aconchegante, até estimula para estudar”, disse. Sua filha, Maria Eduarda, adorou a nova escola. Só lamentou que vai poder usufruir do espaço por apenas um ano, pois está no nono ano. Mas pelo menos poderá estudar em um espaço novo.

HISTÓRICO

A escola recebe o nome de Manira Terezinha Clenis Sarquis Sartori, natural de Nova Prata-RS, Cursou o Curso Normal 2º ciclo no Colégio Coração de Jesus de Florianópolis, formou-se em Pedagogia, com Licenciatura em Administração Escolar de 1º e 2º graus, psicologia da Educação, sociologia da educação e didática, pelo Centro de Ensino Superior da Fundação de Ensino de Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), no período de 1º de março de 1972 a 15 de dezembro de 1974.
Iniciou sua carreira no Magistério Público Estadual em 15 de fevereiro de 1956, na Escola Básica Marechal Bormann, de Chapecó, como professora exercendo essa atividade durante 06 anos e 06 meses. Exerceu a função de auxiliar de diretor, na mesma escola, durante 120 dias. Foi inspetora escolar na 74. Circunscrição escolar de São Lourenço do Oeste, durante 2 anos, com início em 02/07/62, na circunscrição escolar de Chapecó durante o ano de 1964 e ainda na 54. Inspetoria Escolar de Palmitos, durante 06 anos e 03 meses, a contar de 26/06/65. Exerceu o cargo de Coordenadora Local de Educação na Coordenadoria de Chapecó, durante 05 anos e 05 meses, a contar de 14/08/70. Exerceu também o cargo de chefe de divisão de apoio administrativo no ano de 1979. Em julho de 1979, assumiu o cargo de Diretora da 11ª Unidade de Coordenação Regional de Chapecó. Ficando neste cargo até sua aposentadoria por tempo de serviço em 1981.