Aos poucos, o que era uma bexiga de ar encoberta com gesso e tinta acrílica branca começa ganhar formas e cores através do manuseio e da sensibilidade dos estudantes do 9º ano da Escola Básica Municipal Sereno Soprana. De acordo com a professora de Arte, Elizandra Aparecida De Almeida Bet, dentro da arte brasileira é trabalhado com os alunos a arte indígena e a partir do conteúdo estudado, os alunos são motivados a criar máscaras. A experimentação de diferentes materiais, criatividade, senso crítico, cores e trabalho coletivo embasou o trabalho, visando propiciar aos estudantes uma compreensão aprofundada da arte indígena ligada às questões sociais, possibilitando percepção através dos sentidos, das imagens, dos sons, das impressões ou das sensações externas a partir da vivência de cada um, transformar em arte própria, explicou.
Os trabalhos exploram a diversidade cultural e artística indígena brasileira através da pintura, grafismo, colagem, escultura e artesanato. Cada estudante coloca sua capacidade criativa em ação, elaborando sua própria escultura em forma de Máscara. Para o aluno Wesley Borges Deparis, de 15 anos a experiência das máscaras teve várias etapas. Criação, leitura e confecção partiram de um projeto de desenho individual mas desenvolvido em gruposouvindo e dando sugestões e isso enriqueceu muito meu trabalho, comentou.
Para a aluna Pâmela Cristine Siqueira da Silva, de 14 anos, foi uma atividade diferente na escola. Eu sinto que esta atividade foi inovadora, porque além do manuseio de diferentes materiais, a gente teve a oportunidade de sermos criativos dentro de nossa individualidade, enfatizou. Já para Maria Eduarda Rodrigues Baptista, de 14 anos, foi possível aprender várias formas de fazer a máscara, a estrutura e o passo a passo. Partimos de um projeto e levou alguns dias para que ficasse pronta porque leva mais de uma camada de gesso, tinta branca e depois cada um com sua inspiração deveria colorir, explicou.
Já o aluno Rodrigo Fernando de Moura Toledo, apreciador de arte e trabalhos manuais foi uma atividade muito proveitosa. Primeiramente pensei em fazer baseado na máscara do Artista Salvador Dalí, inspirado em um filme. Mas ao executar o projeto, ele foi ganhando formas diferentes e fui gostando. Fiz uma por conta própria moldando no rosto, ficou bem interessante, finalizou.