Representantes de vários segmentos artísticos foram recebidos ontem, quinta-feira, na Prefeitura de Chapecó, para reuniões com a Administração Municipal e a Fundação Cultural. Eles foram recebidos pelo prefeito, João Rodrigues, pelo presidente da Fundação Cultural, Fellipe de Quadros, pela gerente de Cultura, Patrimônio Histórico e Memória, Sílvia Baggio, e pela vereadora Roselaine Barbosa Vinhas.
Inicialmente foi recebido no gabinete do prefeito o artista Enio Griebler, grande notoriedade no cenário artístico/cultural chapecoense. Gribler perspassou por várias linguagens como escultura, pintura a óleo e também o artesanato. Integrante do Grupo CHAP (1981) realizou visita para demonstrar as produções artisticas que vem desenvolvendo atualmente, bem como para presentear o Prefeito com o livro "O Menino de Estrela: Enio Griebler" da escritora e arte educadora Gina Zanini, o qual traz a biografia do escultor. Também na oportunidade foi entregue a carteira de Mestre Artesão, em reconhecimento de uma das linguagens que se destaca atualmente o artesanato.
Na sequência houve uma reunião com o escultor Gentil Zanchet, acompanhado de seu filho Eric Zanchet, que apresentou a proposta de doação de um monumento ao município de Chapecó. A mesma trará em sua concepção elementos das populações de descendentes de europeus, vindos do Rio Grande do Sul, conhecidos regionalmente como colonos.
Posteriormente, na sala de reuniões da Prefeittura, estiveram os escritores de Chapecó, para tratar das demandas da área literária local, tais como difusão de materiais nas escolas de Chapecó, Semana do Escritor Chapecoense, Feira do Livro, Editais de Circulação e Aquisição de obras. O vereador Wilson Cidrão acompanhou a reunião.
Finalizando, houve um encontro com o artistas do segmento das Artes Visuais, para o levantamento de demandas da área. Foram tratados temas como fomento, circulação e espaços culturais.
No próximo mês será dará a sequência de reuniões com outros segmentos, na Fundação Cultural de Chapecó.