Nesta quarta-feira, 15 de março, é comemorado o Dia da Escola, data que visa reforçar a sua importância para a sociedade. E a história da família Gerelli e Silveira se mistura com a história da Escola Básica Municipal Rui Barbosa. A mãe, Ligia Aparecida Gerelli, estudou na escola, e agora as filhas dela, Luiza Gabrielle da Silveira e Maria Eduarda da Silveira também estudam no local.
Ligia começou a estudar na EBM Rui Barbosa com seis anos, no primeiro ano do ensino fundamental. A escola parecia tão grande e tão diferente do que é hoje. A infraestrutura não era como é hoje, tem quadra e espaço coberto, minhas filhas estão em uma boa escola. Ela lembra que os professores da unidade a acompanharam desde os primeiros anos, até o Ensino Médio, e tem muitas boas recordações do tempo que esteve na escola. Nós não tínhamos livros didáticos, tinha que copiar tudo do quadro, hoje é bem mais atrativo e divertido estudar, disse.
A Luiza, gosta de matemática e artes, e espera que a escola seja cada vez mais divertida. Eu gosto da escola, dos meus amigos, aqui a gente aprende e faz várias coisas legais. Já a Maria Eduarda, gosta de matemática, ciências e história. Eu gosto da escola, de estudar, ver meus amigos e aprender, comentou.
A Ligia, que acompanhou a evolução da escola, desde os primeiros tempos espera que a comunidade sempre apoie e entenda o papel fundamental da escola. A educação é a base e fundamental para a construção do futuro, finalizou.
DADOS
A Rede Municipal de Ensino conta com cerca de 26 mil alunos, em 84 Escolas Básicas Municipais e Centros de Educação Municipal Infantil.