Background

Notícias

História da Educação em Chapecó: nossas escolas

Compartilhar

A história da educação em Chapecó começou em 1901 com a criação da primeira escola pública da cidade, o "Grupo Escolar Coronel Bertaso". Naquela época, as instituições educacionais ofereciam ensino básico em salas de aula improvisadas em locais como igrejas e residências particulares. Com o passar dos anos, novas escolas foram criadas e outras reformadas, a fim de oferecer um ensino cada vez mais completo e de qualidade aos estudantes.

Exemplo disso, é a EBM Goio-ên, fundada em 1946. Neste período, não existia equipe de direção e a instituição educativa era gerenciada por uma comissão, a APP (Associação de Pais e Professores). A primeira gestora da EBM Goio-ên foi Salete Pinho, eleita através de votação dos professores, pais, alunos e a comunidade escolar. A escola atendia mais de 300 alunos de Educação Infantil ao Ensino Médio, nos três turnos. Sua estrutura contava com amplas salas de aula, uma cozinha e um espaço coberto para as crianças realizarem as atividades. Em 2012, com a implantação da barragem no Distrito do Goio-ên, a escola recebeu um novo prédio em outro local.

Na década de 50, iniciou-se a construção de escolas modernas e bem equipadas, como a Escola de Ensino Médio Presidente Nereu Ramos, que se tornou uma referência na região pela excelência acadêmica. Nas décadas seguintes, foram criadas novas instituições da educação infantil ao ensino médio, conforme consta nos documentos do Conselho Municipal de Educação de Chapecó.

Atualmente, em Chapecó há 31 escolas estaduais, 38 privadas, 1 federal e 84 municipais. A rede municipal de ensino de Chapecó, por sua vez, é composta por 40 Centros de Educação Infantil e 44 Escolas Básicas de Ensino Fundamental, atendendo aproximadamente 26.486 estudantes.

A Administração Municipal de Chapecó, através da Secretaria de Educação, busca oferecer o que há de melhor para os alunos, realizando constantes investimentos. Recentemente, foram instaladas portas detectoras de metais para as cinco maiores escolas municipais, adquirido material pedagógico para estudantes e professores, reformas e construção de novas escolas.

Chapecó também tem investido em tecnologia na educação, com a instalação de lousas digitais, impressoras 3D, datashows, televisores e aparelhos celulares. O objetivo é aprimorar e normalizar os equipamentos de informática nas escolas.

“No dia da escola, 15 de março, recordamos que nossas escolas fazem parte da nossa história, uma história marcada por constantes investimentos na qualidade do ensino, resultando em uma rede de instituições completa e diversificada, capaz de atender às demandas educacionais dos moradores da cidade e região”, destacou a Secretária de Educação, Astrit Tozzo.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?