Conferência Municipal de Saúde acontecerá nesta quarta-feira (22)

Dia de 22 de março será um dia importante para a saúde de Chapecó. Isso porque acontecerá a 10ª Conferência Municipal de Saúde às 08 horas no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes e toda população está convidada para participar. Para organizar esse debate, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, promoveu anteriormente encontros nos bairros que elencaram pontos, sugestões e ações que serão debatidas no encontro municipal.

O tema da Conferência Nacional de Saúde é “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”. Anteriormente, os Municípios e Estados devem organizar as suas Conferências, para debater e discutir a situação de saúde e propor diretrizes para formulação da política de saúde nos três níveis de gestão.

De acordo com a coordenadora da Conferência Municipal de Saúde de Chapecó, Gessiani Larentes, o objetivo principal é avaliar a situação de saúde e apresentar proposições para melhorar cada vez mais o SUS - Sistema Único de Saúde. “Por isso é importante a participação dos usuários do sistema, profissionais de saúde e daqueles que fazem a gestão dele, todos podem colaborar neste debate”, comentou. O Secretário da Saúde de Chapecó, Jader Danielli, convida a população para participar dos debates, pois é um momento importante para buscar as melhorias necessárias ao sistema. “Cada usuário pode participar e propor ações que possam tornar o SUS ainda mais efetivo para cada cidadão”, comentou.