Background

Notícias

Serviços de saúde atentos ao aumento na procura por atendimento

Compartilhar

Nos últimos dias, houve um aumento significativo na procura por atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde, UPA, PA Efapi e hospitais. Na segunda-feira (20) o PA da Efapi e a Upa registraram mais de 1.000 atendimentos; em 12 horas de atendimento no Centro Pediátrico do bairro SAIC, foram atendidas 190 crianças; e no Hospital da Criança foram 289 atendimentos. Os dados foram repassados em coletiva com a imprensa, com a presença da direção do Hospital da Criança e secretaria de Saúde.

De acordo com o Secretário da Saúde de Chapecó, Jader Danielli, o município está atento ao aumento no número de atendimentos e já organizou algumas estratégias para desafogar o atendimento, entre elas, o aumento no número de profissionais nos espaços para atendimentos. “Caso necessário, poderemos aumentar os horários de atendimento e ainda organizar novos espaços para atender. A população pode ficar tranquila, que estamos atentos para atender a demanda”, comentou.

O Diretor Técnico da Secretária da Saúde, Dr. João Lenz, comentou que o aumento foi causado por viroses, entre elas respiratórias e gastrointestinais, mas também estão aparecendo casos de dengue, Influenza e Covid-19. “Os pacientes estão apresentando sintomas de febre, dor de cabeça, vomito e diarréia. Importante manter a hidratação e os cuidados em casa, desde os primeiros sintomas, e caso necessário, nossas equipes estão preparadas para atender a população”, disse.

O diretor do Hospital da Criança, Nemésio Carlos da Silva, enfatizou que os pacientes devem procurar o atendimento na Atenção Básica, e depois, procurar o Hospital. A orientação é para que as pessoas realizem o autocuidado, mantendo os locais de uso coletivo abertos e ventilados, realizando a higienização das mãos e mantendo a hidratação. “Quando necessário atendimento médico, primeiro procurar primeiro a Unidade Básica de Saúde mais próximo de casa, depois o Centro Pediátrico do bairro SAIC e depois os serviços de urgência e emergência, entre eles o PA, UPA e os hospitais.

As pessoas que tem dúvidas ou que precisam orientações, não precisam se descolar aos serviços de saúde, podem procurar informações através da Central de Atendimentos da Secretaria de Saúde, através do telefone 49 3321-0077 (whats).