Ao longo desta semana foi realizada a XXII Semana Cultural Kaingang na Aldeia Kondá. O CEIM Sãpe Ty Kó Sí, que atende crianças de 4 e 5 anos (CP), preparou uma extensa programação e recebeu inúmeros visitantes.
Crianças e professores da instituição confeccionaram trabalhos que retrataram a cosmologia kaingang do sol e da lua (kamẽ e kanhru) em uma exposição. Além disso, teve apresentação de boas-vindas para todos os grupos que estiveram no CEIM, bem como pintura facial, oficina de confecção de artesanato, degustação de comidas típicas e de chás, jogos entre outros.
A professora Cléia Salvador relatou que houve muita dedicação e empenho da equipe do CEIM para a Semana Cultural. Nossa organização se baseou na teoria da nossa cosmologia e nossos ancestrais, valorizando o conhecimento que nossas crianças trazem de casa sobre a nossa cultura. Nós realizamos a coleta da Macela e outras ervas medicinais e também atividades com materiais diferenciados, como argila, taquara, gravetos, espiga de milho, pena, palha entre outros. Foi bem gratificante e estamos felizes com todas as visitas que recebemos!, explicou ela.
A cultura do povo kaingang foi muito bem representada pela equipe do CEIM e pelas crianças. A troca cultural que ocorreu nestes dias é uma experiência rica para todos os envolvidos. Que essas atividades e tudo que a Semana Cultural representa, resulte em valorização e respeito aos povos indígenas todos os dias, disse a secretária de Educação, Astrit Tozzo.
Escolas da Rede Municipal, como a EBM André Antônio Marafon, EPC Cyro Sosnosky, EBM Professora Luiz Santin visitaram o CEIM e interagiram nas atividades programadas. Os estudantes também participaram da mostra de trabalhos da Escola Indígena Fennó junto aos povos Guarani e Kaingang. Foi um momento de aprendizado sobre a cultura desses povos.