Construir com as crianças através de músicas infantis, cantigas e brincadeiras a apropriação de sua identidade e o reconhecimento das partes e funções do corpo, identificando assim um pouco de sua história, desenvolvendo o hábito de cuidar de si mesmo e do outro.
Este é o projeto desenvolvido pelo Centro de Educação Infantil Municipal Cantinho da Imaginação do Bairro Trevo, com as turmas de 2 e 3 anos do maternal. O objetivo principal do projeto é perceber e explorar características de cada um e dos colegas, com o propósito de perceber suas particularidades. Também, identificar e reconhecer as partes e funções do corpo a fim de aumentar a independência, a autoestima e a confiança, desenvolvendo hábitos saudáveis com a saúde e a qualidade de vida.
As atividades incluem a dinâmica da caixa com espelho, para identificação das próprias crianças, brincadeiras que enfatizam o nome das crianças, nome de familiares e partes do corpo. Com ajuda dos pais confeccionaram a árvore genealógica e também realizaram atividades de registro do nome e desenho dos membros da família, roda de conversa, histórias e confecção de um mural coletivo onde foram expostos na escola. É muito importante a gente conhecer cada criança que temos na turma, que cada criança se reconheça, reconheça os colegas como uma pessoa parecidas, mas não igual, com gostos e atitudes diferentes, explicou a professora da turma, Micheli Fernanda Prigol Bianchi.
A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, destaca a importância das crianças conhecerem a sim mesmo, seu corpo e de seus colegas. Descobrir o corpo na educação infantil se justifica pela necessidade de enfatizar, a partir de observações, a necessidade de a criança conhecer as funções de seu corpo e estabelecer relações de movimento que pertencem ao indivíduo em sua totalidade, revelando sentimentos, emoções, experiências vivenciadas por ela assim como a importância de criar hábitos e atitudes integradas ao corpo, possibilitando a construção da personalidade e da identidade; em outras palavras, se redescobrir, comentou.