A regularização fundiária traz para as famílias beneficiadas, além de um endereço e um lar regularizado, consegue benefícios como valorização dos imóveis, facilidade de acesso a linhas de crédito bancários, além da importância social, que proporciona melhora na qualidade de vida das famílias. É um processo burocrático e que pode demorar anos, mas é uma das ações realizadas pela Administração Municipal, fazendo parte da Política Municipal de Regularização Fundiária, instituída pelo Programa de Regularização Bairro Legal.
Na quinta-feira (12) a Administração Municipal, por meio da Diretoria de Regularização Fundiária entregou 20 escrituras para famílias do Bairro Efapi, loteamento Unochapecó, que concluíram o Processo de Regularização Fundiária. O trabalho iniciou em 2011 através de Acordo Judicial, conduzido pela Procuradoria Geral do Município, com o objetivo de solucionar processos de usucapião proposto pelos moradores, que estavam no local há mais de 20 anos. Com autorização da Lei Complementar Municipal nº 6.338, de 14 de dezembro de 2012, foi possível aprovar o Loteamento e registrá-lo em 01 de outubro de 2015, momento em que o município deixou os lotes aptos para a transferência.
O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, explicou que a Regularização Fundiária é um dos principais compromissos da Administração Municipal, pois entende a importância que esse processo tem na vida das famílias envolvidas. Ele falou sobre as diversas áreas em Chapecó que estão passando por esse processo de regularização e destacou que algumas regiões já estão concluídas. Já entregamos escrituras para os moradores do Goio-en que agora podem dizer que tem um endereço, comemorou. Ele convidou os moradores para uma visita no Gabinete e mostrou um quadro com uma mapa de Chapecó e todas as regiões que precisam passar por esse processo. Eu tenho esse quadro para lembrar todos os dias, finalizou.
Lista dos beneficiados, Loteamento Unochapecó, quadras: 4341, 4342, 4343.
Cenira Torres
Paulo Roberto de Moura e Janete Chaves de Almeida
Marcos Eugenio Genevro e Elizandra Machado Genevro
Ademar Jose Nogueira e Dreia Branco
Maristela Aparecida Nogueira
Cenira Evangelista Nogueira
Olivia de Oliveira Habas
Marcelo Paulo Genevro e Loreni de Fatima Barboza dos Santos
Alice Aparecida Tavares de Lima
Jose Dilton Souza Nascimento e Roseli Helena Arend
Darlei Luiz Kurmann
Gessi Terezinha Cordeiro
Ana Paula dos Santos
Ivano de Moura Santos
Elenir Valler
Clederson Nogueira e Vanessa Prigol Nogueira
Alzira Alves Favaro
Darcy da Silva e Maria Loreni Drager
Marinez Drager
Berenice de Lima e Rudimar Rodrigues Pereira