A turma de crianças pequenas (CP), do CEIM Oracílio Costella, do Bairro Efapi, trabalhou sobre as ervas medicinais durante a semana que passou. E, na tarde desta sexta-feira, com a ajuda da professora e da equipe diretiva, as crianças fizeram um canteiro de chás no pátio do CEIM. As famílias da turma foram responsáveis pela doação das mudinhas utilizadas.
A professora Daisa Serpa desenvolveu o plano docente para incentivar o hábito de tomar chás e resgatar o cultivo de plantas medicinais dos nossos antepassados. A atividade partiu da contação da história A menina do cabelo roxo em: o Chá das Maravilhas.
A pequena Helena Cristaldo contou que adorou ouvir a história e tudo que aprendeu com ela. Nós conversamos sobre os chazinhos e a minha professora ensinou que é muito bom tomar chá quando eu estou com tosse. Agora que eu plantei a mudinha, precisa dar água, esperar crescer e tomar o chá igual na história, contou Helena. Após o plantio das mudas, as crianças experimentaram o chá da hortelã, a qual será explorada pela turma quanto à forma, textura, aroma e cor.
Essa atividade proporciona o desenvolvimento integral da criança! Ela aprende a cuidar de si, a cuidar e ter contato com o meio ambiente, explorar texturas, aromas e se conectar com a família ao resgatar algo muito utilizado por nossos pais e avós, comentou a secretária de Educação, Astrit Tozzo.