A lei 7.826, que autoriza a Prefeitura a receber uma área de 411,9 mil metros quadrados do Automóvel Clube Chapecó, para a construção da pista do Autódromo Internacional, na Linha Cachoeira, foi assinada no final da manhã desta quarta-feira, pelo prefeito João Rodrigues. O ato foi na sala de reuniões da Prefeitura e contou com a presença do presidente do Automóvel Clube, Valdir Moratelli, acompanhado da diretoria do clube, do secretário de Governo e Inovação em Serviços Públicos, Thiago Felipe Etges, do secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Valmor Scolari, e do vice-presidente da Câmara de Vereadores, André Kovaleski.
De acordo com Moratelli, a doação foi aprovada em assembleia dos associados, realizada em 23 de março de 2022, e depois pela Câmara de Vereadores.
Graças a esta união de esforços estamos estabelecendo uma Parceria Público-Privada para a construção do Autódromo Internacional, com pista que atende às exigências da Confederação Brasileira de Automobilismo e Federação Internacional de Automobilismo. Com isso poderemos sediar provas da Fauesc e CBA, de Sock Car, Fórmula Truck, F4, Nascar Series e motociclismo nacional e internacional, pois será homologada como uma pista F2. O próximo passo é demarcar a pista. O Automóvel Clube vai realizar a terraplanagem e obras complementares e a Prefeitura fará a pista, disse Moratelli.
O prefeito João Rodrigues afirmou que a partir de agora a Prefeitura fará a revisão das planilhas de custo dos projetos para posteriormente lançar a licitação da pista.
A partir desta lei o município poderá investir um valor estimado em R$ 20 milhões na pista. Também vamos buscar apoio para as outras obras do autódromo, que será uma referência no país. Com isso vamos atrair eventos estaduais, nacionais e internacionais, movimentando a economia local e incentivando o turismo, disse o prefeito.
DADOS SOBRE O AUTÓDROMO INTERNACIONAL DE CHAPECÓ
Será o primeiro autódromo asfaltado de Santa Catarina.
Poderá sediar competições das principais categorias automobilísticas da América do Sul.
Irá gera grande impacto no turismo estadual, com especial movimentação na economia da região Oeste, em função da quantidade de pessoas e empresas envolvidas nos eventos a serem realizados. O autódromo será homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Extensão de 4.057 metros para a pista, em sentido horário, de velocidade rápida, com detalhes técnicos e vários pontos de ultrapassagem e sete alternativas de pista, mediante cinco shortcuts (atalhos) no traçado.
Largura da pista de 12 a 15 metros e áreas de escape de até 80 metros, contemplando a topografia do terreno, ou seja, subidas e descidas com diferença máxima do nível de altura da pista de 23 metros.
Características do traçado principal: três retas, a maior delas na largada, com 871 metros, a reta oposta com 551 e a segunda reta oposta com 424 metros; e 13 curvas, oito delas para a direita e cinco para a esquerda, com destaque para a de número 8, que será de alta velocidade e terá 517 metros, com raio aberto e constante.
37 boxes instalados fora da área do traçado e torre de controle de corrida, com área total de 9.705 metros quadrados.
Área total do complexo: 708 mil metros quadrados, 80% de área livre e 20% gravada como reserva legal.
Localização: estrada geral para Linha Cachoeira, a três quilômetros da rodovia Chapecó/Goio-Ên (SC-480), a 18,5 quilômetros do aeroporto e a 20 quilômetros do centro da cidade de Chapecó.