A Escola Básica Municipal Olímpio Correa Figueiró do Bairro Belvedere em Chapecó, realizou o projeto cuidando de mim e do outro com amor, cuidarei do mundo. O projeto envolve valores, reponsabilidade e compromisso juntamente com jardinagem e embelezamento da Instituição, contando com o apoio do Conselho Escolar. Esta ação vai bem além da estética do espaço, é um projeto interdisciplinar que envolve todas as turmas desde o 1º até o 9º ano do ensino fundamental e incentiva a conservação e manutenção da escola como um espaço que promove o desenvolvimento de uma cultura de paz e harmonia entre todos e simultaneamente constrói cidadania proativa pela ação, fazendo assim, com que todos sintam-se parte do processo construtivo.
Na quinta-feira (12), para despertar ainda mais o interesse e o carinho de todos pelo espaço escolar, desenvolvendo também potencialidades como: emoções, compaixão e solidariedade, a professora de Arte, Genaína de Souza, usando o conteúdo Realismo, organizou com os estudantes uma apresentação teatral, como forma diferenciada de apresentar a vida e como podemos cuidar um do outro. A atuação dos estudantes dramatizou através de expressões corporais, o mundo em que vivemos, as lutas e tentações que encontramos todos os dias em nossas vidas e de que maneira podemos promover o desenvolvimento da cultura da paz e harmonia.
De acordo com Sandra de Quadros, Professora de Língua Portuguesa, desde a implantação do projeto foi possível perceber o aumento do respeito e carinho entre os estudantes, observando inclusive, um olhar mais atento às dificuldades dos estudantes com necessidades especiais. A escola tem o dever e missão de salientar que com amor e respeito ao próximo e ao meio ambiente, conseguiremos melhores condições de vida na sociedade, comentou.
Para o aluno Joaquim Denner Rodrigues, de 12 anos que estuda no 7º ano a maioria das pessoas está mais consciente em relação aos cuidados com a natureza e com a escola. Aqui na escola temos bastante árvores e jardim, e percebemos que melhorou até nas casas os cuidados com a preservação da água e do meio ambiente. Está cada vez melhor de fazer os trabalhos em grupos, todos se ajudam em tudo e sempre que podemos cuidamos das plantas, que estão lindas, explicou. Já Tainá Kauane Mendes, de 13 anos, aluna do 8º ano destaca que é preciso cuidar do mundo como cuidamos de nós e esse projeto trouxe muitas ideias novas e fantásticas para a escola. Todos conseguiram contribuir de alguma maneira para que isso desse certo e continuam contribuindo. Os primeiros dias os cuidados com a jardinagem foram mais intensos, agora é mais a manutenção e o carinho que devemos ter com as pessoas, com as plantas e com a escola, esclareceu.
A mãe e representante do Conselho Escolar, Ana Paula Correa Martini destaca que o Conselho Escolar é bem ativo e isso é importante para o bom andamento das atividades que a escola propõe. Neste projeto Cuidando de mim e dou outro com amor, cuidarei do mundo, por exemplo, o conselho contribuiu na hora de colocar em prática a execução do mesmo,como o jardim e as mesas, por exemplo e isso bem legal porque deu uma cara nova à escola e resultou em melhoria na autoestima de todos, não só das famílias que tem filhos na escola mas de toda a comunidade próxima à Instituição, enfatizou. De acordo com a Secretária de Educação, Sandra Maria Galera Secretária Municipal de Educaçã, um projeto como este que consegue engajar e motivar todos. Consegue despertar o companheirismo, conscientização sobre as condições do meio ambiente onde vivem e estudam aliado ao conteúdo curricular, nos dá orgulho porque realiza aquilo que a educação se propõe de fato, finalizou.