No dia 14 de abril, sábado, aconteceu o Dia da Família na Escola da Rede Municipal de Ensino de Chapecó, de acordo com a Lei Estadual Nº 16.877. Todas as 83 Unidades Educativas organizaram atividades especiais para este momento que contou com a presença de mais de 60 mil pessoas das pessoas. Cada escola organizou o melhor horário (matutino ou vespertino) e as oficinas que mais se adequaram a realidade das famílias, envolvendo adultos, crianças e adolescentes. As ações envolveram atividades como futebol, café da manhã, comemoração do aniversário da escola, bingos, brinquedos, gincanas, lanches especiais, ruas de lazer, oficinas de alimentação, cursos de artesanato e palestras que abordaram temas como: importância da família na escola, diversidade cultural, neurociências, saúde, orientação financeira, dentre outros.
Para reforçar a importância da família na vida escolar dos filhos, neste dia 16, no Centro de Cultura e Eventos acontecerá uma palestra para os pais em parceria com a SEFE (Sistema Educacional Família e Escola). A participação das famílias é de grande importância agindo positivamente na vida escolar dos filhos/alunos inclusive neste dia em especial. Para a Secretária de Educação, Sandra Maria Galera, esse dia é um marco simbólico para a educação. Esse dia envolve toda a comunidade escolar no estreitamento da relação família e escola. Momentos como esse irão se repetir no decorrer do ano letivo, em que as famílias se envolvem nas atividades juntamente com a escola, comentou. De acordo com a Tania Marinello, mão de dois alunos da Escola Básica Municipal Sereno Soprana, esse é um dia para estreitar os laços com a unidade de ensino. Este dia representa além do fortalecimento dos laços da família com a escola, expressa nos pequenos detalhes e gestos como assistir uma apresentação ou até mesmo em fazer um lanche coletivo, explicou.
Jorge Bueno, palestrante do SEFE Sistema Educional Família Escola foi um dos participantes do Dia da Família na Escola. Ele explicou que uma das ações da SEFE é o trabalho com as famílias e neste sentido, a parceria com a Secretaria Municipal de Educação visa pensar num processo educativo, onde Escola e Família dialoguem sobre o processo de desenvolvimento humano, construção do conhecimento e valores indispensáveis para formação das crianças e a expansão da cidadania. Dessa maneira esse encontro vem sensibilizar as famílias sobre a importância de desenvolver em seus filhos atitudes e sentimentos favoráveis ao estudo, bem como a necessidade de um acompanhamento efetivo no processo de ensino e aprendizagem. É preciso fortalecer essa relação de parceria família e escola a fim de garantirmos uma educação de qualidade onde todas as crianças possam aprender e se desenvolver de maneira integrada, finalizou.