O Novo Clássico Catarinense ganhou palco em território gaúcho no último final de semana. Em quadra pela da Copa Sul Brasileira de futsal feminino, Female/Unochapecó/PMC e Leoas da Serra se encontraram na final da competição e protagonizaram um duelo especial. O certame foi realizado na cidade de Passo Fundo/RS e contou com a presença de seis equipes de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Dois compromissos marcaram a primeira fase da competição para a Female/Unochapecó/PMC, que integrava a chave B. Foram duas vitórias: na primeira partida, por 7 x 2 contra as chapecoenses do Rondofrio/Odontoefapi (gols de Brenda, Rossatto x3, Nega, Shimo e Vivi), e por 8 x 1 contra as anfitriãs, Liverpool de Passo Fundo (gols de Nega, Shimo, Pimenta, Yara, Thaila, Nati e Jo). Enquanto isso, na chave A, a tabela se desenhou com os seguintes resultados: Leoas da Serra 3 x 1 Malgi, Malgi 4 x 2 Cometa, e Cometa 0 x 12 Leoas.
As semifinais aconteceram no domingo pela manhã. Na primeira partida do dia, as Leoas da Serra venceram Rondofrio/Odontoefapi por 8 x 0 e garantiram vaga na final. A partida seguinte foi entre Malgi e o Corujão do Oeste, com vitória da equipe de Chapecó por 3 x 0 (Nega x2 e Brenda. O grande momento da competição, no entanto, estava reservado para a tarde: a reedição do clássico entre Female/Unochapecó/PMC e Leoas da Serra, que reservou ao Ginásio do Capingui um jogo de muita movimentação e decidido nos detalhes. Por volta dos 10 minutos de jogo, o Corujão do Oeste abriu o placar com gol de Nega, mas Amanda Souza igualou poucos segundos depois. Ainda na mesma etapa, em lance de velocidade, Rossatto marcou gol contra, e Diana aumentou a diferença. O Corujão ainda se recuperou com Brenda e alcançou o empate com gol de Tainara, faltando dois minutos para o fim da partida. A decisão aconteceu nos pênaltis, com vitória das Leoas por 3 x 2.
Para a preparadora física Rosilene Marques, a disputa da Copa Sul Brasileira teve grande significado no propósito da Female/Unochapecó/PMC para a temporada. "Foi uma competição para avaliar o trabalho que estamos realizando desde janeiro, inclusive como preparação para a SuperCopa. Foi de grande valia por encontrarmos equipes competitivas como nós, e principalmente pelas meninas novas, pelo grupo novo, foi possível fazer boas avaliações. Hoje saímos de Passo Fundo muito fortalecidos para o que planejamos para o ano de 2018", afirma.
A Female/Unochapecó/PMC volta à quadra ainda nesta semana para a disputa da Supercopa Catarinense, encontro entre as atuais campeãs da Taça Brasil e da Copa do Brasil (Leoas da Serra). Os jogos acontecerão ainda neste mês, no dia 21 em Lages e no dia 27 em Chapecó. Maiores informações serão divulgadas em breve.