Background

Notícias

Crianças do CEIM Oracílio Costella produzem camiseta Tie Dye

Compartilhar

Na tarde de quarta-feira (24), a turma de crianças bem pequenas (CBP B) do CEIM Oracílio Costella fez uma camiseta tie dye, sob coordenação da professora Kamila Scopel Zanella. A proposta surgiu a partir da curiosidade e do interesse das crianças em investigar o universo das cores e suas possibilidades.

O objetivo foi explorar, observar e diferenciar as cores, utilizando materiais distintos. Ao explorá-las, as crianças desenvolvem o raciocínio lógico, aumentam o vocabulário e as formas de compreensão da realidade visual.

Previamente, foi solicitado às famílias que enviassem camisetas brancas ao CEIM. Durante a prática, as crianças foram divididas em grupos. Enquanto um deles colocava as tintas e água no borrifador, o outro observava. Após realizar as amarrações nas camisetas, chegou o momento tão esperado: colorir tecido!.

Aos poucos, a tinta diluída em água foi borrifada nas peças até chegar no tom desejado. Feito isso, as amarrações foram desfeitas, as camisetas foram penduradas no varal e deixadas para secar. A aluna Laís Munarini, de três anos, foi muito criativa e revelou: “Eu amo a cor rosa, por isso foi a que mais usei. Minha camiseta ficou linda!”.

A secretária de educação, Astrit Tozzo, elogia, “foi uma atividade diferente, que proporcionou experiências práticas! Através dela, as crianças aprendem a trabalhar em equipe na construção e identificação de objetos coloridos, desenvolvem a imaginação e a capacidade de abstração e interpretação”, disse a secretária.