Background

Notícias

Brincando e aprendendo com as cores

Compartilhar

Descobrir e conhecer as cores não é difícil. O bebê as percebe a partir dos três meses. Nomeá-las, porém, é um processo longo e cheio de enganos, que normalmente se estende até os três anos. As cores alegres e vibrantes comprovadamente chamam a atenção das crianças e estão presentes em tudo que nos cerca. O uso das cores tem ligação direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções.

A cor é uma das primeiras características que as crianças percebem. Este trabalho desenvolve vários aspectos na criança. Ela fica mais atenta com as cores a sua volta, passa a perceber as tonalidades, experimenta diversos recursos de pintura desenvolvendo sua curiosidade, imaginação e criatividade. Por isso a professora Liamara Ogliari do Centro de Educação Infantil Municipal - CEIM Carmem Pelizza do bairro Líder percebeu a necessidade de trabalhar um projeto sobre as cores, tendo em vista que a maioria das crianças do maternal reconhecem apenas as cores primárias. Dessa forma foram reforçadas as primárias e foram exploradas cores secundárias, bem como, as diferentes técnicas de pintura, proporcionando a criança à visualização, a exploração, o contato e o manuseio de diversos objetos que compõem este universo de cores, possibilitando a criança identificá-las.

A professora Liamara Ogliari explica que o projeto iniciou com o trabalho nas cores primárias, exemplificando por meio de associações das cores foi realizado atividades e construção da fita de ginástica. Após isso, foi trabalhado com as cores secundárias, misturando tintas, pintando flores para a construção do painel coletivo. Por fim, foram utilizadas várias cores estimulando o reconhecimento, realizamos brincadeiras buscando que a criança consiga relacioná-las. “As crianças aprendem as cores e a cada atividade o interesse dos pequenos aumentava, desta forma exploramos este universo das cores garantindo o avanço dos conhecimentos das crianças”, explicou.

A aluna Ingridy Cristiny de Almeida de Paula de 03 anos gostou da atividade e aprendeu a misturar as coisas. “Eu gostei da atividade e a cor que eu mais gosto é roxo, e se misturar o azul e o vermelho fica roxo, e a borboletinha eu pintei de azul, amarelo e vermelho”, comentou.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?