As equipes da Secretaria de Saúde realizaram no sábado (24) um mutirão de combate à Dengue, no bairro Passo dos Fortes. Foram visitados 767 imóveis, com o trabalho de Agentes de Combate as Endemias. Eles visitaram casa a casa para controle, tratamentos com larvicidas, eliminação de criadouros e orientações à população.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Karina Giachini, esta ação faz parte dos ciclos de tratamento de controle da dengue, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. As equipes realizaram 767 visitas, inspecionaram 1721 depósitos, eliminaram 311 depósitos, realizaram tratamento com larvicida em 26 locais, foram lavrados nove termos de adequação e realizados 11 retornos, oito denúncias foram abertas e sete foram atendidas.
Ela comenta ainda que Chapecó registrou em 2023, 190 casos positivos da doença, sendo que 2501 foram testados, 2255 deram negativo e 56 os que estão aguardando resultado. Devido aos casos confirmados, alguns bairros vão receber o UVB fumacê para controle do mosquito adulto em bairros que tiveram casos positivos. Nesta segunda-feira (26) a partir das 15h30, a ação será realizada nos bairros Parque das Palmeiras, Centro, Quedas do Palmital e Seminário. A atividade é realizada em parceria com a Vigilância Ambiental do Estado e do Município, explicou.
Karina destaca que o objetivo da atividade é o controle da transmissão viral pelo mosquito e os moradores devem ficar atentos. Importante abrir as portas e janelas das residências, proteger animais domésticos, cobrir gaiolas, aquários, bebedouros, recipientes e alimentos. Depois é importante lembrar de lavar bem as verduras e frutas do pátio, comentou.
De acordo com o secretário de Saúde, Jader Danielli, o inseticida utilizado na ação é aprovado pela Organização Mundial da Saúde e a aplicação é aprovado pelo Ministério da Saúde e não tem risco de intoxicação para a população.