Background

Notícias

Simplifica Chapecó registra 4,8 mil empresas em sete meses

Compartilhar

O Simplifica Chapecó, serviço disponibilizado pela Administração Municipal, registrou a criação de 4.828 empresas somente em 2023. Com isso o município conta no total com 50.539 inscrições mobiliárias, sendo que 25.325, praticamente a metade, são de Micro Empreendedores Individuais (MEIs).

Entre elas está Pamela Cristina Hermes Blon. Ela é arquiteta e na segunda-feira criou a empresa para prestar serviço terceirizado como projetista numa indústria de móveis.

“Normalmente diziam que levava cinco dias mas eu fiz o pedido do cadastro às 10h e às 15h já estava pronto. Já fiz alguns trabalhos mas é a primeira vez que tenho empresa própria. Isso tá mais segurança pois a gente contribui com as taxas e também consegue acessar alguns benefícios”, disse Pamela.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, destacou que o município adotou nos últimos dois anos e meio foram adotadas uma série de medidas de desburocratização, o que facilitou a vida dos empreendedores, resultando no crescimento de empresas. Somente em sete meses de 2023 já foram criadas mais empresas do que nos 12 meses de 2020 ou então dos anos anteriores ao atual mandato.

O gerente do Simplifica Chapecó, Luiz Carlos Balsan, citou medidas como o atendimento por Whats App (3319-1028), a extensão do atendimento presencial para 12h, das 7h às 19h, a troca de sistemas e novas leis.

“Nós aprovamos a nova Lei de Liberdade Econômica, que facilita a abertura de empresas de baixo risco, não precisando mais de consulta prévia, apenas uma autodeclaração. A troca dos sistemas, como o CIGA CIM e o SIG CORP, permitem alguns processos automáticos e a troca de dados com a Junta Comercial, por exemplo. Isso agiliza o tempo de abertura das empresas”, disse Balsan.

Em 68% dos casos abertura leva menos de 24h

Ele citou que 89% dos pedidos são respondidos em até 48h e o tempo de liberação do alvará de funcionamento é inferior a 24h em 68% dos casos.

Algumas vezes a abertura de uma empresa leva menos de quatro horas. É o caso de de Vanderlei Schmitz, técnico de informática que trabalhava na Cruz Vermelha e também fazia alguns serviços particulares de conserto e manutenção de computadores e eletrônicos.

Na segunda-feira ele encaminhou a criação da empresa e teve o processo concluído no final da manhã.

“Fui no site pela manhã, em 20 minutos saiu minha senha e meio dia já estava com o CNPJ na mão. Foi bem rápido. Já poderia emitir nota fiscal no mesmo dia”, disse.

Neste mês de agosto uma das novidades será o lançamento do atendimento por ChatBot, que será 24h. O Simplifica Chapecó funciona no prédio da antiga Prefeitura, na rua Marechal Floriano Peixoto, 145L.