Diariamente nos serviços de saúde os profissionais precisam dar mas notícias aos pacientes. Seja o diagnóstico de uma doença, um casal que não pode ter filhos ou informar o falecimento de um familiar. Repassar essas informações não é uma tarefa fácil e os profissionais precisam estar preparados para essa função. E foi com esse objetivo que aconteceu na quinta-feira (10), no auditório da Prefeitura, a palestra Comunicação de Más Notícias. Participaram da capacitação os coordenadores dos 26 Centros de Saúde da Família e dos serviços especializados da Secretaria de Saúde.
De acordo com o Secretário da Saúde de Chapecó, Jader Danielli, a Administração Municipal tem uma preocupação constante em capacitar seus servidores. A palestra é uma das iniciativas que temos com as universidades, com o objetivo de integração, compartilhar os conhecimentos acadêmicos e aplica-los na prática para qualificar o atendimento aos pacientes, trazendo benefícios para a população, disse Jader.
A palestrante, Leoni Terezinha Zenevicz, conceituou que as más notícias são toda a comunicação que mude drasticamente a vida da pessoa, até aprender a conviver com ela. No dia a dia dos serviços de saúde, os profissionais enfrentam esse momento com frequência. O respeito e a solidariedade deve estar presente com os profissionais de saúde e que no dia a dia precisam estar ainda mais presentes, comentou.
A palestrante reforçou aos profissionais que, com sensibilidade e delicadeza, explicar a um paciente uma notícia pode interferir inclusive no tratamento deles. Ela destacou ainda que a forma de dizer e comunicar uma noticia a um paciente, pode impactar na adesão do paciente ao tratamento, no prognóstico e nas escolhas que ele vai fazer, explicou.
Palestrante
Leoni Terezinha Zenevicz é enfermeira e professora na Universidade Federal da Fronteira Sul. Ela é Mestre em Saúde Coletiva; Doutora em Gerontologia Biomédica; Pós-Doutora em Saúde Coletiva.