Em dois anos o tempo médio de abertura de empresas em Chapecó baixou de 48h para 14h. Essa informação foi divulgada pelo secretário de Fazenda, Moacir Rohr, durante a abertura do Conversa com o Simplifica, realizado nesta terça-feira, no auditório da Prefeitura.
Cerca de 120 contabilistas participaram nesta terça-feira do evento, promovido pela Prefeitura de Chapecó, em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó e Região (SINDICONT).
De acordo com o gerente do Simplifica Chapecó, Luiz Carlos Balsan, o evento teve o objetivo de orientar as empresas.
Nossa equipe de técnicos do setor e demais órgãos da Prefeitura ficou à disposição para esclarecer as principais dúvidas coletivas que as empresas têm, como abertura de viabilidades, pendências cadastrais, indeferimentos, vigilância sanitária, acessibilidade, nota fiscal, CNAES, liberação de alvarás e demais assuntos relacionados à abertura de empresas, disse Balsan.
O secretário de Fazenda, Moacir Rohr, destacou que desde 2021 o prefeito João Rodrigues determinou a tomada de medidas de desburocratização para agilizar a abertura de empresas. Uma delas foi a publicação da Lei de Liberdade Econômica (767/2022), que facilitou algumas exigências para abertura de empresas de baixo risco. Outras medidas foram a capacitação dos funcionários e o troca de sistema. A conversa com os contabilistas é outra ação para melhorar ainda mais o atendimento.
Somente nos primeiros sete meses de 2023 nós abrimos 4.852 empresas. Devemos chegar a oito mil até o final do ano. Já abrimos mais empresas que em 2020, quando foram 4.710, e 2019, quando foram cerca de três mil empresas. Em 68% dos casos o alvará é concedido em 24h. Somente 16% dos casos levam mais de 48h, disse Rohr.
Também estiveram no evento o secretário de Saúde, Jader Danielli, e sua equipe, o presidente do Centro Empresarial, Marcos Barbieri, o presidente do Sindicont, Carmo Alex Rohriz, o promotor de Justiça Fabiano Baldissareli. O vereador Wilson Cidrão representou o Legislativo. A coordenação dos trabalhos ficou a cargo do coordenador do Simplifica, Rodrigo Maurício Ribeiro.