Para colocar o protagonismo infantil em evidência e considerando o interesse das crianças pelas letras e pelos números, as turmas de CP, do Ceim Leãozinho, acompanhadas pela professora regente, Márcia Franciele Muller, foram até um restaurante próximo à instituição. O objetivo da atividade é proporcionar, através de atividades lúdicas relacionadas à alimentação, a percepção da importância e utilização da escrita neste contexto cotidiano.
Com muito cuidado e atenção, as crianças foram a pé até o restaurante, onde foram recepcionadas pela chef de cozinha do local. Em seguida, cada uma delas foi até o buffet para servir-se, pesar o prato e receber um ticket para efetuar o pagamento. O cardápio foi escolhido previamente pela turma quando estavam se preparando para a atividade. Feita a refeição, um a um foi até o caixa pagar sua comanda.
Helena Machado, de 5 anos, contou que adorou a experiência. Eu e meus colegas adoramos a caminhada que fizemos até aqui e a comida também. Estava deliciosa! Espero vir outras vezes!, revelou ela. Na próxima semana, a turma irá reproduzir, através de brincadeiras, a montagem e organização de um restaurante no CEIM.
Acreditamos que momentos assim enriquecem o cotidiano das crianças, pois se trata de algo diferente da rotina diária que elas estão habituadas a ter. Além disso, há o envolvimento com as famílias, que autorizaram o passeio e com certeza gostaram de ouvir os relatos dos filhos sobre a experiência, disse a Secretária de Educação, Astrit Tozzo.