A Educação transforma vidas, é a frase que ouvimos cotidianamente, o que nem sempre refletimos é o como esse processo acontece. A Rede Municipal de Ensino conta com um Setor de Educação Especial, que atende cerca de 1568 alunos. A organização desses atendimentos está distribuída nas escolas por meio de 46 Salas de Recursos Multifuncionais - SRM, 1 sala de atendimento ao Transtorno do Espectro Autista, 5 Núcleos de Apoio Multiprofissional ao Estudante, bem como, atendimentos em sala de aula com professores habilitados.
Os investimentos na educação especial, aliados ao trabalho de todos os profissionais da Rede Municipal proporcionam a transformação na vida de muitas famílias, a história do estudante Ítalo Rossato Baseggio Horta é um exemplo disso.
Ítalo iniciou seus estudos na Rede Municipal de Ensino em 2013 quando foi encaminhado ao Setor de Educação Especial, passando a receber atendimento para o seu diagnóstico. Na época, Ítalo não caminhava. O progresso escolar dele, bem como seu desenvolvimento pessoal, aconteceram concomitantemente ao trabalho realizado pela equipe de profissionais da escola em conjunto com a mãe Débora Baseggio Rossato, que sempre esteve presente incentivando cada conquista do filho.
Astrit Tozzo, que conversou com Ítalo e sua mãe, na manhã desta terça-feira, no lançamento do Tele.Saúde Chapecó, no Centro de Saúde da Família do bairro Esplanada, destacou que esse compromisso com a educação é um pilar da Secretaria Municipal de Educação de Chapecó. Sempre que estive como Secretária de Educação, nossa missão era clara: trabalhar por uma educação de qualidade para os nossos alunos. Reencontrar o Ítalo, que agora está no Ensino Médio, conversar com a mãe dele, ouvir os relatos sobre os progressos do filho e momentos importantes dessa jornada, muitos deles vivenciados dentro da escola, como aluno da Rede Municipal de Ensino, transmite uma alegria enorme!, destacou a secretária.