Chapecó integra o Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica

Na tarde de quinta-feira a gerente de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de Chapecó, Lisiane Mara Machado participou de um workshop do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (QUALIFAR-SUS) promovido pelo Projeto Qualifica SC.

A equipe do Projeto “Apoio à estruturação da gestão da assistência farmacêutica em municípios catarinenses: proposta de aplicação e avaliação de resultados” vem desenvolvendo estudos na área de Gestão da Assistência Farmacêutica Municipal, principalmente nos municípios habilitados no (QUALIFAR-SUS. Este estudo tem o objetivo de compreender o processo de gestão da Assistência Farmacêutica municipal e ofertar suporte aos municípios catarinenses para atividades relacionadas à gestão e assim, contribuir para o desenvolvimento e efetivação da Assistência Farmacêutica Municipal.

Na ocasião foram discutidos temas entre os municípios selecionados do Oeste Catarinense sobre a Gestão da Assistência Farmacêutica, exportação de dados ao BNAFAR e recursos financeiros recebidos através do QUALIFAR-SUS.

O Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde tem por finalidade contribuir para o processo de aprimoramento, implementação e integração sistêmica das atividades da Assistência Farmacêutica às ações e aos serviços de saúde, visando a uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada à população brasileira. Dividido em quatro eixos, preconiza ações de estruturação física dos serviços farmacêuticos (Eixo Estrutura), a promoção da educação permanente e da capacitação dos profissionais na lógica das RAS (Eixo Educação), a disponibilização de informações sobre as ações e os serviços da Assistência Farmacêutica praticada no âmbito do SUS (Eixo Informação) e a elaboração de propostas de inserção da Assistência Farmacêutica (Eixo Cuidado) nas práticas clínicas.

A Assistência Farmacêutica de Chapecó está habilitada no QUALIFAR-SUS e foi contemplada em todos os ciclos do repasse financeiro.