Background

Notícias

Cultura da paz na comunidade escolar

Compartilhar

Estudantes cercados por contos, poesias, cálculos, cartazes, livros, língua portuguesa, língua inglesa, mas principalmente cercados por seus pares, em um ambiente tranquilo e organizado. Assim tem sido os dias na Escola Básica Municipal Água Amarela desde que o Projeto a Cultura da Paz na Escola teve início.

Na última semana aconteceu uma pequena amostra das atividades realizadas como: dança, declamação de poesia, exposição de cartazes com premiações para os melhores em cada critério avaliado. Foi um momento para demonstrar um pequeno recorte do projeto que surgiu através da discussão e a necessidade de propor ações que possibilitassem a reflexão, conscientização e o enfrentamento contra a violência.

Cultura da Paz na Escola é um projeto que teve início nas disciplinas de Direitos Humanos, História e Ensino Religioso com o professor Fernando Boppré que retomou o significado de Paz e Cultura da Paz e desenvolveu-se de forma interdisciplinar com todas as demais áreas e diferentes atividades como cartazes, panfletagem, criação de poesias, contos, cartazes e um momento onde as turmas terão oportunidade de apresentar a todos os seus trabalhos.

Para o aluno Samuel Natãn Prestes, de 14 anos do 9º ano o projeto ensinou muito sobre a Cultura da Paz, até mesmo na disciplina de matemática conseguimos fazer muitas reflexões. “Os pequenos desentendimentos que haviam deixaram de existir. Algumas atividades precisamos fazer em casa envolvendo os familiares, aqui na escola, mudou muito a referência que temos da escola, todos se esforçaram muito e também houve muita diversão”, explicou.

Para a Gestora da Escola Básica Municipal Água Amarela, Cleusa Marca, desde que o projeto foi colocado em prática, não aconteceram mais problemas de indisciplina entre os estudantes. “Isso é muito gratificante porque tivemos e temos o apoio dos estudantes, dos familiares e dos professores”, destacou. Já para Neuro Capitânio, pai e representante do Conselho Escolar, além da aprendizagem é importante a confraternização e a amizade entre todos. “É perceptível a melhora no comportamento de todos este ano”, finalizou.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?